ANÁLISE DA OFERTA ALIMENTAR EM UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i31.62
Resumo
A alimentação saudável apresenta grande impacto sobre a qualidade de vida da população, e sabe-se que a escola é um ambiente propício para a adoção de hábitos alimentares saudáveis que devem ter início desde a infância. O objetivo deste estudo foi analisar a oferta alimentar de crianças de 2 a 10 anos de idade que fazem uso de um refeitório de uma escola privada de São Paulo. Para tanto, avaliou-se o cardápio de 3 dias aleatórios do mês de outubro, em 2011. As crianças foram divididas em dois grupos, sendo o G1 referente às crianças de 2 a 5 anos de idade, e o G2 referente às crianças de 6 a 10 anos de idade. Para a análise do tamanho das porções consumidas, os alimentos foram porcionados e pesados para determinar a quantidade em gramas de cada preparação consumida, em cada grupo, sendo que no G1 realizou-se a duplicata de um prato, uma vez que todos recebem a mesma quantidade de alimentos e no G2 realizou-se a duplicata da refeição de 10% das crianças, a fim de evitar grandes desperdícios. Para análise dos nutrientes consumidos, utilizou-se o Software Avanutri®, versão 4.0. O cardápio mostrou-se adequado em relação aos aspectos qualitativos, e, em relação à oferta alimentar das crianças, este mostrou-se adequado em vitamina A e lipídios, e insuficiente em fibras, ferro, zinco, potássio e magnésio, em ambos os grupos. Conclui-se a necessidade de estudar estratégias e programas de educação nutricional para a melhora dos hábitos alimentares dessa população.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-06-29
Como Citar
Pioltine, M., & Spinelli, M. G. N. (2012). ANÁLISE DA OFERTA ALIMENTAR EM UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Revista Univap, 18(31), 48–57. https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i31.62
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i31.62Resumo
A alimentação saudável apresenta grande impacto sobre a qualidade de vida da população, e sabe-se que a escola é um ambiente propício para a adoção de hábitos alimentares saudáveis que devem ter início desde a infância. O objetivo deste estudo foi analisar a oferta alimentar de crianças de 2 a 10 anos de idade que fazem uso de um refeitório de uma escola privada de São Paulo. Para tanto, avaliou-se o cardápio de 3 dias aleatórios do mês de outubro, em 2011. As crianças foram divididas em dois grupos, sendo o G1 referente às crianças de 2 a 5 anos de idade, e o G2 referente às crianças de 6 a 10 anos de idade. Para a análise do tamanho das porções consumidas, os alimentos foram porcionados e pesados para determinar a quantidade em gramas de cada preparação consumida, em cada grupo, sendo que no G1 realizou-se a duplicata de um prato, uma vez que todos recebem a mesma quantidade de alimentos e no G2 realizou-se a duplicata da refeição de 10% das crianças, a fim de evitar grandes desperdícios. Para análise dos nutrientes consumidos, utilizou-se o Software Avanutri®, versão 4.0. O cardápio mostrou-se adequado em relação aos aspectos qualitativos, e, em relação à oferta alimentar das crianças, este mostrou-se adequado em vitamina A e lipídios, e insuficiente em fibras, ferro, zinco, potássio e magnésio, em ambos os grupos. Conclui-se a necessidade de estudar estratégias e programas de educação nutricional para a melhora dos hábitos alimentares dessa população.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode