REAÇÕES ADVERSAS A ALIMENTOS E ACEITABILIDADE DO CARDÁPIO ESCOLAR POR CRIANÇAS ASSISTIDAS PELO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR– PNAE
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i55.2511
Resumo
Objetivo: verificar as principais reações adversas a alimento, a aceitabilidade do cardápio escolar por crianças assistidas pelo PNAE. Casuística e métodos: Foram avaliadas crianças com alergia alimentar de escolas públicas municipais. Foi aplicado o Teste de Aceitabilidade da Escala Hedônica e um questionário semi-estruturado que abordava sobre os lanches levados de casa, além de um questionário adaptado com questões socioeconômicas aos responsáveis das crianças. Foi aplicada a análise de frequência absoluta. Resultados: 77 crianças compuseram a amostra, A maioria das crianças apresentaram múltiplas reações adversas alimentares. Dessas reações adversas, destacar-se a intolerância à lactose, seguida da alergia a proteína do leite, alergia a ovo e intolerância ao açúcar simples. Com relação ao teste de aceitabilidade do cardápio, houve um alto índice de aceitação. A maioria dos avaliados relataram não levar lanches para a escola, e os que levam, na sua maior parte, levam todos os dias. Houve uma maior prevalência dos alimentos energéticos e processados, como bolachas frutas, bolo e biscoitos nas lancheiras. A justificativa mais apontada pelas mães ou responsáveis, para que seus filhos levem lanche para a escola, foi por não considerarem o lanche ofertado pela escola, não compatível com a restrição alimentar do filho. Conclusão: Um grande percentual de múltipla reação adversa alimentar foi relatado, isso chama a atenção para a implementação de abordagens nutricionais envolvendo as crianças, famílias e a escola a fim de proporcionar maior segurança aos pais em relação aos alimentos ofertados.
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Referências
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Publicado
2021-10-26
Como Citar
Ramos, B. F., Silva, B. A. F., Pereira, M. M., Vita, D. A., Fonseca, G. K., & Soares, W. D. (2021). REAÇÕES ADVERSAS A ALIMENTOS E ACEITABILIDADE DO CARDÁPIO ESCOLAR POR CRIANÇAS ASSISTIDAS PELO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR– PNAE. Revista Univap, 27(55). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i55.2511
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Seção
Ciências da Saúde
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https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i55.2511Resumo
Objetivo: verificar as principais reações adversas a alimento, a aceitabilidade do cardápio escolar por crianças assistidas pelo PNAE. Casuística e métodos: Foram avaliadas crianças com alergia alimentar de escolas públicas municipais. Foi aplicado o Teste de Aceitabilidade da Escala Hedônica e um questionário semi-estruturado que abordava sobre os lanches levados de casa, além de um questionário adaptado com questões socioeconômicas aos responsáveis das crianças. Foi aplicada a análise de frequência absoluta. Resultados: 77 crianças compuseram a amostra, A maioria das crianças apresentaram múltiplas reações adversas alimentares. Dessas reações adversas, destacar-se a intolerância à lactose, seguida da alergia a proteína do leite, alergia a ovo e intolerância ao açúcar simples. Com relação ao teste de aceitabilidade do cardápio, houve um alto índice de aceitação. A maioria dos avaliados relataram não levar lanches para a escola, e os que levam, na sua maior parte, levam todos os dias. Houve uma maior prevalência dos alimentos energéticos e processados, como bolachas frutas, bolo e biscoitos nas lancheiras. A justificativa mais apontada pelas mães ou responsáveis, para que seus filhos levem lanche para a escola, foi por não considerarem o lanche ofertado pela escola, não compatível com a restrição alimentar do filho. Conclusão: Um grande percentual de múltipla reação adversa alimentar foi relatado, isso chama a atenção para a implementação de abordagens nutricionais envolvendo as crianças, famílias e a escola a fim de proporcionar maior segurança aos pais em relação aos alimentos ofertados.
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