ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ADESÃO MEDICAMENTOSA NOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
ANXIETY, DEPRESSION AND DRUG ADHERENCE IN PHYSICAL EDUCATION TEACHERS IN TIMES OF PANDEMIC
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i62.4413
Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de ansiedade, depressão e adesão medicamentosa em professores na pandemia do Covid-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e transversal. A amostra foi constituída de 19 professores, na faixa etária de 38 a 56 anos da rede pública estadual da cidade de Montes Claros - MG. Em 68,4% dos avaliados houve ausência de sintomas de ansiedade, 89,5% não relataram nenhum nível de depressão, assim como 89,5% dos investigados afirmaram não fazer uso de medicamentos, exceto aqueles de uso habitual, já utilizados antes mesmo da pandemia, sem relação com a presente pesquisa. Ao final, pode-se depreender que houve uma baixa ou nenhuma prevalência de ansiedade, depressão e adesão medicamentosa na amostra pesquisada, não descartando, porém, a necessidade de implantação de uma política educacional que priorize e acompanhe de perto a saúde psíquica dos educadores
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Batista, A. R. & Guirardi, G. (2020). Teletrabalho: Estudo sobre a Satisfação dos Teletrabalhadores e seus Gestores da Área de Vendas em uma Empresa do Setor de Tecnologia da Informação. Sobratt. https://www.sobratt.org.br/site2015/wp-content/uploads/2020/01/anderson_e_geraldo.pdf.
Costa, R. Q. F., & Silva, N. P. (2019). Níveis de ansiedade e depressão entre professores do Ensino Infantil e Fundamental. Proposições, 30, 20160143. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0143
Daniel, S. J. (2020). Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, 49, 91–96. http://link.springer.com/10.1007/s11125-020-09464-3
Eachempati, P. & Ramnarayan, K. (2020). Covid-pedago-phobia. Medical Education, 54(8), 678-680. https://dx.doi.org/10.1111/medu.14257
Jowsey, T., Foster, G., Cooper-Ioelu, P., & Jacobs, S. (2020). Blended learning via distance in pre-registration nursing education: A scoping review. Nurse Education in Practice, 44, 102775. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102775
Losekann, R. G. C. B. & Mourão H. C. (2020). Desafios do teletrabalho na pandemia Covid -19: quando o home vira office. Caderno de Administração, 28, 71-75. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53637/751375150139
Ortiz, P. A. (2020). Teaching in the time of COVID-19. Biochemistry and Molecular Biology Education, 48(3). http://doi.wiley.com/10.1002/bmb.21348.
Ruas, C. F. A., Oliveira, W. N., Silva, L. L. F., Soares, R. S. de M. V. M., & Soares, W. D. (2022). Prevalência de depressão e ansiedade em professores da rede pública na era Covid-19. Cadernos UniFOA, 17(49), 165–171. https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n49.3691
Sanchez, H. M., Sanchez, E. G. M., Barbosa, M. A., Guimarães, E. C. & Porto, C. C. (2019). Impacto da saúde na qualidade de vida e trabalho de docentes universitários de diferentes áreas de conhecimento. Ciências Saúde Coletiva, 24(11), https://doi.org/10.1590/1413-812320182411.28712017
Saraiva, I. Z., Oliveira, N. S. M. N., & Morejon, C. F. M. (2020). Impactos das Políticas de Quarentena da Pandemia Covid-19, Sars-Cov-2, sobre a CT&I Brasileira: prospectando cenários pós-crise epidêmica. Cadernos de Prospecção, 13(2), 378-378.
Silva, A. F., Estrela, F. M., Lima, N. S. & Abreu, C. T. A. (2020). Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva,30(2), e200605.
Tostes, M. V., Albuquerque, G. S. C. D., Silva, M. J. D. S. & Petterle, R. R. (2018). Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde em Debate, 42(116), 87-99.
Wang, J., & Wang, Z. (2020). Strengths, weaknesses, opportunities and threats (SWOT) analysis of China’s prevention and control strategy for the COVID-19 epidemic. International journal of environmental research and public health, 17(7), 2235.
World Health Organization (2020). Coronavírus (Covid-19): Painel de emergência de saúde da WHO. https://covid19.who.int/
Downloads
Publicado
2023-05-05
Como Citar
Soares, W. D., Xavier, A. M. L. ., Marcelino, L. A. ., Carneiro, A. L. G. ., & Alves, R. O. T. . (2023). ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ADESÃO MEDICAMENTOSA NOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Univap, 29(62). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i62.4413
Edição
Seção
Ciências da Saúde
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Univap
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i62.4413Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de ansiedade, depressão e adesão medicamentosa em professores na pandemia do Covid-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e transversal. A amostra foi constituída de 19 professores, na faixa etária de 38 a 56 anos da rede pública estadual da cidade de Montes Claros - MG. Em 68,4% dos avaliados houve ausência de sintomas de ansiedade, 89,5% não relataram nenhum nível de depressão, assim como 89,5% dos investigados afirmaram não fazer uso de medicamentos, exceto aqueles de uso habitual, já utilizados antes mesmo da pandemia, sem relação com a presente pesquisa. Ao final, pode-se depreender que houve uma baixa ou nenhuma prevalência de ansiedade, depressão e adesão medicamentosa na amostra pesquisada, não descartando, porém, a necessidade de implantação de uma política educacional que priorize e acompanhe de perto a saúde psíquica dos educadores
Downloads
Referências
Batista, A. R. & Guirardi, G. (2020). Teletrabalho: Estudo sobre a Satisfação dos Teletrabalhadores e seus Gestores da Área de Vendas em uma Empresa do Setor de Tecnologia da Informação. Sobratt. https://www.sobratt.org.br/site2015/wp-content/uploads/2020/01/anderson_e_geraldo.pdf.
Costa, R. Q. F., & Silva, N. P. (2019). Níveis de ansiedade e depressão entre professores do Ensino Infantil e Fundamental. Proposições, 30, 20160143. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0143
Daniel, S. J. (2020). Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, 49, 91–96. http://link.springer.com/10.1007/s11125-020-09464-3
Eachempati, P. & Ramnarayan, K. (2020). Covid-pedago-phobia. Medical Education, 54(8), 678-680. https://dx.doi.org/10.1111/medu.14257
Jowsey, T., Foster, G., Cooper-Ioelu, P., & Jacobs, S. (2020). Blended learning via distance in pre-registration nursing education: A scoping review. Nurse Education in Practice, 44, 102775. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102775
Losekann, R. G. C. B. & Mourão H. C. (2020). Desafios do teletrabalho na pandemia Covid -19: quando o home vira office. Caderno de Administração, 28, 71-75. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53637/751375150139
Ortiz, P. A. (2020). Teaching in the time of COVID-19. Biochemistry and Molecular Biology Education, 48(3). http://doi.wiley.com/10.1002/bmb.21348.
Ruas, C. F. A., Oliveira, W. N., Silva, L. L. F., Soares, R. S. de M. V. M., & Soares, W. D. (2022). Prevalência de depressão e ansiedade em professores da rede pública na era Covid-19. Cadernos UniFOA, 17(49), 165–171. https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n49.3691
Sanchez, H. M., Sanchez, E. G. M., Barbosa, M. A., Guimarães, E. C. & Porto, C. C. (2019). Impacto da saúde na qualidade de vida e trabalho de docentes universitários de diferentes áreas de conhecimento. Ciências Saúde Coletiva, 24(11), https://doi.org/10.1590/1413-812320182411.28712017
Saraiva, I. Z., Oliveira, N. S. M. N., & Morejon, C. F. M. (2020). Impactos das Políticas de Quarentena da Pandemia Covid-19, Sars-Cov-2, sobre a CT&I Brasileira: prospectando cenários pós-crise epidêmica. Cadernos de Prospecção, 13(2), 378-378.
Silva, A. F., Estrela, F. M., Lima, N. S. & Abreu, C. T. A. (2020). Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva,30(2), e200605.
Tostes, M. V., Albuquerque, G. S. C. D., Silva, M. J. D. S. & Petterle, R. R. (2018). Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde em Debate, 42(116), 87-99.
Wang, J., & Wang, Z. (2020). Strengths, weaknesses, opportunities and threats (SWOT) analysis of China’s prevention and control strategy for the COVID-19 epidemic. International journal of environmental research and public health, 17(7), 2235.
World Health Organization (2020). Coronavírus (Covid-19): Painel de emergência de saúde da WHO. https://covid19.who.int/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Univap
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode