ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ADESÃO MEDICAMENTOSA NOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA


ANXIETY, DEPRESSION AND DRUG ADHERENCE IN PHYSICAL EDUCATION TEACHERS IN TIMES OF PANDEMIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i62.4413

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de ansiedade, depressão e adesão medicamentosa em professores na pandemia do Covid-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e transversal. A amostra foi constituída de 19 professores, na faixa etária de 38 a 56 anos da rede pública estadual da cidade de Montes Claros - MG. Em 68,4% dos avaliados houve ausência de sintomas de ansiedade, 89,5% não relataram nenhum nível de depressão, assim como 89,5% dos investigados afirmaram não fazer uso de medicamentos, exceto aqueles de uso habitual, já utilizados antes mesmo da pandemia, sem relação com a presente pesquisa. Ao final, pode-se depreender que houve uma baixa ou nenhuma prevalência de ansiedade, depressão e adesão medicamentosa na amostra pesquisada, não descartando, porém, a necessidade de implantação de uma política educacional que priorize e acompanhe de perto a saúde psíquica dos educadores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Danilo Soares, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e Faculdades Unidas do Norte de Minas - Funorte

Doutor em ciências da saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Montes Claros - MG, Brasil.

Aline Michelle Lopes Xavier, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Larissa Alves Marcelino, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Universidade Estadual de Montes Claros, Faculdade de Medicina – Montes Claros, MG. Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (BIC/UNI) da Universidade Estadual de Montes Claros

André Luiz Gomes Carneiro, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Universidade Estadual de Montes Claros, Departamento de Educação Física e do Desporto – Montes Claros, MG. Professor da Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros. Doutor em Ciências do Desporto pela UTAD/Portugal

Rogério Othon Teixeira Alves, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Universidade Estadual de Montes Claros – Montes Claros, MG. Professor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros e chefe do departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes. Doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Referências

Batista, A. R. & Guirardi, G. (2020). Teletrabalho: Estudo sobre a Satisfação dos Teletrabalhadores e seus Gestores da Área de Vendas em uma Empresa do Setor de Tecnologia da Informação. Sobratt. https://www.sobratt.org.br/site2015/wp-content/uploads/2020/01/anderson_e_geraldo.pdf.

Costa, R. Q. F., & Silva, N. P. (2019). Níveis de ansiedade e depressão entre professores do Ensino Infantil e Fundamental. Proposições, 30, 20160143. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0143

Daniel, S. J. (2020). Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, 49, 91–96. http://link.springer.com/10.1007/s11125-020-09464-3

Eachempati, P. & Ramnarayan, K. (2020). Covid-pedago-phobia. Medical Education, 54(8), 678-680. https://dx.doi.org/10.1111/medu.14257

Jowsey, T., Foster, G., Cooper-Ioelu, P., & Jacobs, S. (2020). Blended learning via distance in pre-registration nursing education: A scoping review. Nurse Education in Practice, 44, 102775. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102775

Losekann, R. G. C. B. & Mourão H. C. (2020). Desafios do teletrabalho na pandemia Covid -19: quando o home vira office. Caderno de Administração, 28, 71-75. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53637/751375150139

Ortiz, P. A. (2020). Teaching in the time of COVID-19. Biochemistry and Molecular Biology Education, 48(3). http://doi.wiley.com/10.1002/bmb.21348.

Ruas, C. F. A., Oliveira, W. N., Silva, L. L. F., Soares, R. S. de M. V. M., & Soares, W. D. (2022). Prevalência de depressão e ansiedade em professores da rede pública na era Covid-19. Cadernos UniFOA, 17(49), 165–171. https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n49.3691

Sanchez, H. M., Sanchez, E. G. M., Barbosa, M. A., Guimarães, E. C. & Porto, C. C. (2019). Impacto da saúde na qualidade de vida e trabalho de docentes universitários de diferentes áreas de conhecimento. Ciências Saúde Coletiva, 24(11), https://doi.org/10.1590/1413-812320182411.28712017

Saraiva, I. Z., Oliveira, N. S. M. N., & Morejon, C. F. M. (2020). Impactos das Políticas de Quarentena da Pandemia Covid-19, Sars-Cov-2, sobre a CT&I Brasileira: prospectando cenários pós-crise epidêmica. Cadernos de Prospecção, 13(2), 378-378.

Silva, A. F., Estrela, F. M., Lima, N. S. & Abreu, C. T. A. (2020). Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva,30(2), e200605.

Tostes, M. V., Albuquerque, G. S. C. D., Silva, M. J. D. S. & Petterle, R. R. (2018). Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde em Debate, 42(116), 87-99.

Wang, J., & Wang, Z. (2020). Strengths, weaknesses, opportunities and threats (SWOT) analysis of China’s prevention and control strategy for the COVID-19 epidemic. International journal of environmental research and public health, 17(7), 2235.

World Health Organization (2020). Coronavírus (Covid-19): Painel de emergência de saúde da WHO. https://covid19.who.int/

Downloads

Publicado

2023-05-05

Como Citar

Soares, W. D., Xavier, A. M. L. ., Marcelino, L. A. ., Carneiro, A. L. G. ., & Alves, R. O. T. . (2023). ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ADESÃO MEDICAMENTOSA NOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Univap, 29(62). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i62.4413

Edição

Seção

Ciências da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)