ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ADESÃO MEDICAMENTOSA NOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i62.4413

Palavras-chave:

Depressão, Ansiedade, Docentes, Pandemia, Covid-19

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de ansiedade, depressão e adesão medicamentosa em professores na pandemia do Covid-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e transversal. A amostra foi constituída de 19 professores, na faixa etária de 38 a 56 anos da rede pública estadual da cidade de Montes Claros - MG. Em 68,4% dos avaliados houve ausência de sintomas de ansiedade, 89,5% não relataram nenhum nível de depressão, assim como 89,5% dos investigados afirmaram não fazer uso de medicamentos, exceto aqueles de uso habitual, já utilizados antes mesmo da pandemia, sem relação com a presente pesquisa. Ao final, pode-se depreender que houve uma baixa ou nenhuma prevalência de ansiedade, depressão e adesão medicamentosa na amostra pesquisada, não descartando, porém, a necessidade de implantação de uma política educacional que priorize e acompanhe de perto a saúde psíquica dos educadores

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Biografia do Autor

Wellington Danilo Soares, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e Faculdades Unidas do Norte de Minas - Funorte

Doutor em ciências da saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Montes Claros - MG, Brasil.

Aline Michelle Lopes Xavier, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Larissa Alves Marcelino, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Universidade Estadual de Montes Claros, Faculdade de Medicina – Montes Claros, MG. Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (BIC/UNI) da Universidade Estadual de Montes Claros

André Luiz Gomes Carneiro, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Universidade Estadual de Montes Claros, Departamento de Educação Física e do Desporto – Montes Claros, MG. Professor da Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros. Doutor em Ciências do Desporto pela UTAD/Portugal

Rogério Othon Teixeira Alves, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Universidade Estadual de Montes Claros – Montes Claros, MG. Professor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros e chefe do departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes. Doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

Soares, W. D., Xavier, A. M. L. ., Marcelino, L. A. ., Carneiro, A. L. G. ., & Alves, R. O. T. . (2023). ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ADESÃO MEDICAMENTOSA NOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Univap, 29(62). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i62.4413

Edição

Seção

Ciências da Saúde

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