RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UNIDADES PRODUTORAS DE REFEIÇÕES PÓS PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v31i70.4514Palavras-chave:
responsabilidade social, restaurantes, pandemia da COVID-19Resumo
A responsabilidade social, fundamentada em princípios de igualdade, justiça social e democracia, é concretizada por meio de parcerias com bancos de alimentos e ações de monitoramento de desperdício, englobando a aquisição de alimentos de produção ecológica, remuneração justa e equitativa, bem como o respeito e oportunidades às minorias, além da redistribuição do excedente de refeições prontas e participação em projetos sociais. Neste contexto, foi realizado um estudo transversal em 12 restaurantes localizados na região central de São Paulo. Quanto à responsabilidade social, constatou-se que 91,66% dos restaurantes pesquisados possuem funcionários com carteira assinada, e apenas um estabelecimento (8,33%) adota um sistema misto de contratos, sendo que somente 66,66% fornecem o contrato escrito aos colaboradores. A capacitação profissional é oferecida por 91,66% dos restaurantes. Quanto à contratação de colaboradores com alguma deficiência física, esta é uma realidade em 33,33% dos estabelecimentos, enquanto a oportunidade de trabalho para grupos minoritários ocorre em 66,66% deles, abrangendo LGBTQIA+, negros, mulheres e mães solo, idosos e ex-presidiários. A pandemia da COVID-19 afetou 58,33% dos restaurantes, resultando em demissões e redução salarial em 2020. Apenas 25,00% dos restaurantes realizam doações do excedente de alimentos para ONGs ou outras instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social ou risco nutricional. Quanto à igualdade de gênero, todos os funcionários recebem igual salário para funções equivalentes. Embora a contratação de minorias sociais seja uma prática comum nessas unidades, nota-se uma contratação pouco significativa de pessoas com deficiência.
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