ADEQUAÇÃO DOS CARDÁPIOS DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO EM RELAÇÃO AO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR

Autores

  • Marianne Pinheiro da Rocha Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
  • Andrea Carvalheiro Guerra Matias Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Mônica Glória Neumann Spinelli Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Edeli Simioni de Abreu Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.211

Palavras-chave:

Alimentação coletiva, Saúde do trabalhador, Planejamento de cardápio.

Resumo

Uma alimentação adequada em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é essencial para a promoção da saúde do trabalhador e está associada ao aumento da produtividade e redução dos riscos de acidentes de trabalho. Este estudo teve como objetivo avaliar os cardápios do almoço dos funcionários de uma UAN inserida em um hospital de São Paulo conforme as exigências do Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT). Foram coletados dados dos cardápios de almoço durante uma semana e analisados valor calórico total, macronutrientes, NDPCal%, sódio e fibras, e avaliados conforme os parâmetros do PAT (2006). Foi encontrado um valor calórico médio de 1375 kcal, resultado superior ao preconizado na legislação vigente. O percentual de carboidratos esteve abaixo e o de proteína, NDPCal% e lipídios acima do recomendado. Os valores de fibra encontram-se acima dos valores preconizados. De modo geral, é necessária uma melhor elaboração dos cardápios, levando em conta as recomendações nutricionais do PAT, já que visam à saúde do trabalhador.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marianne Pinheiro da Rocha, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Mestranda do Programa de pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública - USP.

Andrea Carvalheiro Guerra Matias, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nutricionista Professora Doutora dos cursos de Nutrição, Farmácia e Tecnologia em Gastronomia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mônica Glória Neumann Spinelli, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nutricionista Professora Doutora do Curso de Nutrição do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Edeli Simioni de Abreu, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nutricionista Professora Soutora dos Cursos de Nutrição e Tecnologia em Gastronomia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2014-08-22

Como Citar

Rocha, M. P. da, Matias, A. C. G., Spinelli, M. G. N., & Abreu, E. S. de. (2014). ADEQUAÇÃO DOS CARDÁPIOS DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO EM RELAÇÃO AO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR. Revista Univap, 20(35), 105–111. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.211

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>