DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE CONFEITO DE AVEIA COM ALFARROBA ISENTO DE LACTOSE

Aline Veroneze de Mello, Walleska Luctke Facincani Villarin, Mônica Glória Neumann Spinelli, Andrea Carvalheiro Guerra Matias

Resumo


O objetivo do presente estudo foi avaliar a aceitabilidade de um confeito de aveia com cobertura de alfarroba isento de lactose. Para tanto, o produto foi submetido a um teste de aceitabilidade para os atributos aparência, odor, textura, sabor e aceitação global, bem como avaliação de intenção de compra. O produto apresentou boa aceitação com notas médias acima de 7 (gostei regularmente), e Índice de aceitabilidade acima de 80% para todos os atributos. Quanto à intenção de compra, 84% dos degustadores “comprariam” ou, “definitivamente”, comprariam o produto. O confeito apresenta 1,6g de fibra alimentar por porção, recebendo a informação nutricional complementar de fonte. O estudo atingiu seus objetivos obtendo um produto isento de lactose, fonte de fibras e com boa aceitação sensorial.

 


Palavras-chave


alfarroba, novos alimentos, análise sensorial, aveia,

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.209

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.