AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE ALIMENTOS DA CULINÁRIA JAPONESA

Autores

  • Edeli Simioni de Abreu UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Gabriela Yoshizaki UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Anita Akiko Takahashi UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i31.35

Palavras-chave:

Japonesa, Rotulagem de Alimentos, Informação Nutricional

Resumo

A Agência de Vigilância Sanitária tornou obrigatória a rotulagem nutricional, de alimentos embalados, pelas resoluções RDC nº 39, nº 40 e nº 360, pois a informação sobre a composição nutricional dos alimentos comercializados é muito importante na contribuição para a saúde dos consumidores. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar os conteúdos da informação nutricional apresentados nos rótulos de alimentos da culinária japonesa, disponíveis em estabelecimentos comerciais de um bairro oriental de São Paulo. Foram escolhidos quatro alimentos, conhecidos da culinária japonesa, comercializados em bairro oriental de São Paulo. Os alimentos escolhidos foram: tikuwa, manju, tofu e missô, totalizando seis amostras.  As informações contidas nas embalagens desses alimentos foram analisadas de forma indireta, utilizando-se tabela específica de composição nutricional de alimentos da culinária japonesa, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo, de acordo com as resoluções da ANVISA RDC n° 39; RDC n° 40 e RDC n° 360. Os resultados demonstraram que 100% dos rótulos analisados não estavam em conformidade com a legislação vigente. O intervalo de variação foi de 10 a 93%, para proteínas, de 17 a 157%, para carboidratos, e de 10 a 136%, para gorduras totais, que, por se tratar de nutrientes energéticos, acarretam grande variação ao valor calórico dos produtos. Pode-se concluir que há uma disparidade muito grande entre o que esta no rótulo e o encontrado nas tabelas de composição de alimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edeli Simioni de Abreu, UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Ipiranga (1984), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003) . Tem experiência na área de Nutrição e docência, com ênfase em Análise Nutricional de População e Administração de UANs, atuando principalmente nos seguintes temas: manipuladores de alimentos, colesterol, alimentos funcionais e fortificação de alimentos. Atualmente é professora Adjunto I do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie em tempo integral, ministra aulas da área de alimentos: bromatologia, tecnologia dos alimentos e higiene e legislação de alimentos. É coordenadora dos estágios do CCBS da UPM. Desenvolve pesquisa na área de alimentos e de saúde pública.

Gabriela Yoshizaki, UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Bacharel em Farmácia pela UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie, CCBS, São Paulo, SP

Anita Akiko Takahashi, UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduanda em Nutrição pela UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie, CCBS, São Paulo, SP

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

Abreu, E. S. de, Yoshizaki, G., & Takahashi, A. A. (2012). AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE ALIMENTOS DA CULINÁRIA JAPONESA. Revista Univap, 18(31), 78–86. https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i31.35

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.