CURSO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA SUPERVISORES PEDAGÓGICOS
DO DESENVOLVIMENTO AOS DESAFIOS DA PRÁTICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v31i70.4612Palavras-chave:
Ambientes Alimentares, Ensino Infantil, Formação Profissional, Programa Nacional de Alimentação EscolarResumo
A Educação Alimentar e Nutricional é fundamental para o desenvolvimento da autonomia alimentar e compreensão dos aspectos que circundam a alimentação para além de nutrientes, sendo sua implementação necessária a todos. Este estudo tem como objetivo planejar, executar e avaliar o impacto e a efetividade de um curso em educação alimentar e nutricional para supervisores do ensino infantil da rede pública municipal de Alfenas-MG. Trata-se de um estudo de intervenção, com abordagem qualitativa e de perspectiva exploratória, baseado na execução de um curso híbrido. Para avaliar o conhecimento sobre o tema, foi aplicado um questionário de múltipla escolha, pré- e pós- intervenção. Ainda, no momento pós-intervenção os cursistas avaliaram o curso, a partir de perguntas com escala Likert. Além disso, foi realizado um grupo focal com a equipe executora para levantar as fragilidades e potencialidades no desenvolvimento do curso. A pesquisa evidenciou grande adesão prática dos cursistas e necessidade de orientação a respeito de EAN na rede pública municipal de ensino para além da educação infantil. Observou-se o aumento da média geral dos cursistas sobre conhecimentos em Alimentação e Nutrição de 7,81 para 7,95. O desenvolvimento do curso proporcionou um espaço amplo de diálogo entre profissionais supervisores e as nutricionistas; compreensão dos desafios enfrentados, e formas de superá-los na prática de ações efetivas em EAN.
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