CURSO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA SUPERVISORES PEDAGÓGICOS

DO DESENVOLVIMENTO AOS DESAFIOS DA PRÁTICA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v31i70.4612

Palavras-chave:

Ambientes Alimentares, Ensino Infantil, Formação Profissional, Programa Nacional de Alimentação Escolar

Resumo

A Educação Alimentar e Nutricional é fundamental para o desenvolvimento da autonomia alimentar e compreensão dos aspectos que circundam a alimentação para além de nutrientes, sendo sua implementação necessária a todos. Este estudo tem como objetivo planejar, executar e avaliar o impacto e a efetividade de um curso em educação alimentar e nutricional para supervisores do ensino infantil da rede pública municipal de Alfenas-MG. Trata-se de um estudo de intervenção, com abordagem qualitativa e de perspectiva exploratória, baseado na execução de um curso híbrido. Para avaliar o conhecimento sobre o tema, foi aplicado um questionário de múltipla escolha, pré- e pós- intervenção. Ainda, no momento pós-intervenção os cursistas avaliaram o curso, a partir de perguntas com escala Likert. Além disso, foi realizado um grupo focal com a equipe executora para levantar as fragilidades e potencialidades no desenvolvimento do curso. A pesquisa evidenciou grande adesão prática dos cursistas e necessidade de orientação a respeito de EAN na rede pública municipal de ensino para além da educação infantil. Observou-se o aumento da média geral dos cursistas sobre conhecimentos em Alimentação e Nutrição de 7,81 para 7,95. O desenvolvimento do curso proporcionou um espaço amplo de diálogo entre profissionais supervisores e as nutricionistas; compreensão dos desafios enfrentados, e formas de superá-los na prática de ações efetivas em EAN.

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Biografia do Autor

Ana Paula Marassi Cagnin, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em andamento em Nutrição.
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

Gabriel Brandani Santos, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em andamento em Nutrição.
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

Gabriel Fernando Balassone, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em andamento em Nutrição.
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

Gustavo Emanuel Alves Silva, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em andamento em Nutrição.
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

Julia Rodrigues Costa Marques, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em andamento em Nutrição.
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

Gilmar Guilherme Gomes, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em andamento em Nutrição.
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

Alexandra Vieira Gonçalves, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e licenciatura em Pedagogia pela União das Faculdades Brasileiras (UNIBF). Possui experiência e interesse em atuar com temas relacionados à Segurança Alimentar e Nutricional, Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas, Educação em Saúde, Educação Alimentar e Nutricional e Agricultura Familiar. Atuou em assessoria e monitoramento à execução do PNAE pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE IFSULDEMINAS). Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Nutrição e Longevidade da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), bolsista do CNPq. Atua como Nutricionista responsável técnica da alimentação escolar do município de Alfenas-MG e é membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sistemas Alimentares (NEPESA) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Daniela Braga Lima, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP/MG (1997), especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo (2000), mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa- UFV/MG (2006) e doutorado em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP/SP (2014). É professor Associado da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alfenas- UNIFAL/MG, onde atua no curso de graduação em Nutrição e na Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Orientadora colaboradora do Programa de Pós graduação em Nutrição e Saúde da UFLA-MG. Tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação nutricional, materno-infantil, deficiências nutricionais e saúde coletiva.

Eliane Garcia Rezende, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Nutrição e em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora pelo Programa de Ciências Sociais na PUC/SP, área de antropologia e Mestre na área de Epidemiologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Alfenas (MG). Tem experiência na área de Nutrição, nos temas: Alimentação e cultura, Educação Nutricional; Ética; Saúde e Espiritualidade; Interações entre medicamentos e nutrientes; Interpretação de provas laboratoriais. Foi Pró-reitora de extensão da UNIFAL-MG (2014-2021). É Vice-líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Processo saúde-doença na perspectiva Sociocultural, e membro do grupo de pesquisa Alimentação, Educação Alimentar e Nutricional: subjetividade, sociedade e cultura e da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AICSHLP). Livros publicados - Extensão Universitária: diálogos e possibilidades volume 1 e 2; UNATI: Histórias e Experiências Compartilhadas; Cronicidade na perspectiva multiprofissional; A Arte Médica e o Espiritismo.

Lucas Daniel Sanches, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Nutrição pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2013). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, na linha de pesquisa: Epidemiologia Nutricional, Saúde Urbana, Processos Socioculturais e Políticas Públicas (2016). Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Nutrição da Universidade Federal de São Paulo, atuando na linha de pesquisa: desenvolvimento, implementação e avaliação de intervenções no ambiente alimentar (2020). Atuou como docente nas instituições de ensino: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Universidade do Vale do Paraíba, Universidade Anhembi Morumbi - campus São José dos Campos, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro, além de tutor orientador de cursos de especialização (lato sensu) no Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI). No terceiro setor, atuou como Gestor de Projetos de Saúde da área de Obesidade Infantil no Instituto Desiderata (Rio de Janeiro). Já no ramo de consultorias, liderou projetos em obesidade infantil na Catálise Impacto Social. Atualmente é pesquisador convidado no Grupo de Pesquisas em Sistemas Alimentares Sustentáveis (GPSAS) da Universidade Federal de São Paulo; membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável; conselheiro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais; pesquisador associado no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra (Portugal); membro do Núcleo Gestor da Rede Brasileira de Pesquisa em Ambientes Alimentares (Rede Âmbar) e professor efetivo no Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

08-08-2025

Como Citar

Marassi Cagnin, A. P., Brandani Santos, G., Balassone, G. F., Risso Casaroto, R., Alves Silva, G. E., Rodrigues Costa Marques, J., … Sanches, L. D. (2025). CURSO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA SUPERVISORES PEDAGÓGICOS: DO DESENVOLVIMENTO AOS DESAFIOS DA PRÁTICA ESCOLAR. Revista Univap, 31(70). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v31i70.4612

Edição

Seção

Ciências da Saúde

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