AS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS E O ENSINO DE QUÍMICA NA VISÃO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO PIBID
ALTERNATIVE METHODOLOGIES AND CHEMISTRY TEACHING IN THE INITIAL TRAINING TEACHERS VIEW FROM PIBID
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i68.4550
Resumo
As metodologias alternativas são desenvolvidas com o intuito de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, facilitando o entendimento e possibilitando uma aprendizagem significativa. Essas metodologias possuem grande importância, principalmente no ensino de Química. Diante disso, este trabalho teve como objetivo compreender a influência do uso das metodologias alternativas no ensino de Química na visão dos professores em formação inicial egressos do PIBID. Para isso, realizamos uma pesquisa qualiquantitativa por meio de um questionário que abordou três categorias principais: i) as metodologias alternativas e o processo de ensino aprendizagem; ii) o PIBID e as metodologias alternativas e iii) a formação docente e as metodologias alternativas. Para a coleta dos dados foi utilizada a escala de Likert e foram calculados os valores da média e do desvio padrão de cada afirmativa. De maneira geral, os resultados mostraram que a maioria dos sujeitos da pesquisa compreenderam a importância das metodologias alternativas para o ensino de Química e que pretenderam utilizá-las em suas aulas. Foi possível observar, ainda, que segundo os respondentes, o PIBID foi um programa de grande importância para a sua formação docente. Desta forma, esperamos que nossa pesquisa contribua para o arsenal de pesquisas e discussões acerca do tema estudado
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Abdalla, M. de F. B. (2012). Das proposições do estágio supervisionado aos desafios da prática: a formação inicial de professores-estudantes na pedagogia do PARFOR. Olhar de professor, 15(2), 269-284.
Almeida, P. C. A. de & Biajone, J. (2007) Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, 33(2), 281-295.
Andrade, M. S. F. O. (2014) Ensino de Química: uma investigação das concepções dos professores da rede estadual de São Mateus/ES. Universidade Federal do Espírito Santo.
Arão, J.; Leite, L., & Nhalevilo, E. (2022) Usando analogias para lecionar sobre o átomo nas aulas de química geral no ensino superior. Química Nova, 45(3), 345-354.
Ávila, S. G. de & Matos, J. do R. (2017) Compostos coloridos do ferro: uma proposta de experimentação utilizando materiais de baixo custo. Educación Química, 28(4), 254-261.
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994) Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.
Brasil. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 de novembro 2020.
Brasil. Ministério da Educação. PDE- Plano de Desenvolvimento da Educação, Razões, Princípios e Programas. Brasília: MEC, 2007a.
Cardoso, E. A. M. & Nunes, C. P. (2017) O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR): o ideal e a realidade vigente. Educação & Formação, 6(2), 54-69.
Coelho, B. (2019). Os diferentes Tipos de Pesquisa. Qual se aplica melhor a você? https://blog.mettzer.com/tipos-de-pesquisa/
Dalfovo, M. S.; Lana, R. A. & Silveira, A. (2008) Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 4(2), 01-13.
Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. (2007, 25 de abril). Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica.http://planipolis.iiep.unesco.org/upload/Brazil/ BrazilGuiadosProgramasdoMEC.pdf. Acesso em: 10 de novembro de 2020.
Fin, J. G. & Uhmann, R. I. M. (2023) Reações Químicas no Ensino de Química: Compreensões por meio da Experimentação. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 128–139.
Francisco Junior, W. E. & Lauthartte, L. C. (2012) Música em Aulas de Química: uma Proposta para a Avaliação e a Problematização de Conceitos. Ciência em Tela. 5(1), p. 1-9.
Gatti, B. A. (2008) Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, 37(13), 57-186.
Lima, J. O. G. de. (2012) Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, 136, 95-101.
Maldaner, O. A. A. (2003) Formação Inicial e Continuada de Professores de Química: professores/pesquisadores (2. Ed.). Edunijuí.
Marçal, L. M. P. C. L. (2012) A formação inicial dos educadores: professores e professoras. Rhizome Freirean, 12. https://www.rizoma-freireano.org/articles-1212/a-formacao-inicial-dos-educadores-professores-e-professoras-lena-maria-pires-coreia-lopes-marcal
Menezes, M. A. G.de, Moreira, F. B. de F., Sousa, I. R. da C., Moreira, E. F., Menezes, F. L. G. de, & Fernandes, P. R. N. (2012, December). Memória periódica: O lúdico como auxilio ara o Ensino de Química. In Anais do VII CONNEPI-Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação.
Montandon, M. I. (2012) Políticas públicas para a formação de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocência. Revista da ABEM, 28(20), 47-60.
Nunes, A. O. (2014) Possibilidades de enfoque CTS para o ensino superior de química: proposta de uma abordagem para ácidos e bases. [Doutorado em Química. Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19567
Oliveira, T. B. & Caldeira, A. M. A. (2014) Colaborações de uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar e contextualizada sob a perspectiva de uma professora de biologia: possibilidades de elaboração e avaliação de um trabalho coletivo. Investigações em Ensino de Ciências, 19(3), p. 541-551.
Sangiogo, F. A.; Hunsche, S.; Halmenschlager, K. R., & Maldaner, O. A. (2013) Pressupostos epistemológicos que balizam a situação de estudo: algumas implicações ao processo de ensino e à formação docente. Ciência & Educação, 19(1), 35-54.
Santos, B. C. D. dos & Ferreira, M. (2017) Uma proposta de ensino baseada no estudo de situações envolvendo a Química e o Ambiente em um Curso de Educação Popular. In Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Universidade Federal de Santa Catarina.
Silva, C. S. da & Oliveira, L. A. A. de. (2009) Formação inicial de professores de química: formação específica e pedagógica. R. Nardi. (org.), Ensino de ciências e matemática, I. temas sobre a formação de professores (pp.44-57). Editora UNESP; Cultura Acadêmica.
Silva, M. A. G. de M.; Silva, L. de S.; Bertini, L. M. & Alves, L. A. (2020) Metodologias alternativas na perspectiva do docente de ciências da natureza e matemática. Conexões - Ciência e Tecnologia, 14(3), 54–65.)
Silva, M. A. G. de M. (2018) Mapas conceituais como metodologia alternativa para uma aprendizagem significativa no olhar docente. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Tavares, R.; Souza, R. O. O. & Correia, A. O. (2013) Um estudo sobre a “TIC” e o ensino da química. Revista GEINTEC, 3(5), 155-167.
Trindade, J. O. & Hartwig, D. R. (2012) Uso Combinado de Mapas Conceituais e Estratégias Diversificadas de Ensino: Uma Análise Inicial das Ligações Químicas. Química Nova na Escola, 34(2), 83-91.
Vieira, K. L. de A. S., & Santos, S. S. dos. (2015) Políticas públicas para formação de professores de Ciências e Matemática: complementação pedagógica para bacharéis e tecnólogos. Ciência e Educação, 3(21), 575-584.
Wartha, E. J., Góis, C. B. de, Silva, W. da, Lima, K. R. M. de, & Bomfim, M. J. (2013) Formação Inicial e Continuada de Professores na Construção de Sequências de Ensino e Aprendizagem de Química. Revista de Extensão Universitária da UFS, 2, 135-146.
Downloads
Publicado
2024-12-11
Como Citar
Alcântara Alves, L., & Costa, A. K. de M. (2024). AS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS E O ENSINO DE QUÍMICA NA VISÃO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO PIBID. Revista Univap, 30(68). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i68.4550
Edição
Seção
Ciências Humanas
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Univap
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i68.4550Resumo
As metodologias alternativas são desenvolvidas com o intuito de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, facilitando o entendimento e possibilitando uma aprendizagem significativa. Essas metodologias possuem grande importância, principalmente no ensino de Química. Diante disso, este trabalho teve como objetivo compreender a influência do uso das metodologias alternativas no ensino de Química na visão dos professores em formação inicial egressos do PIBID. Para isso, realizamos uma pesquisa qualiquantitativa por meio de um questionário que abordou três categorias principais: i) as metodologias alternativas e o processo de ensino aprendizagem; ii) o PIBID e as metodologias alternativas e iii) a formação docente e as metodologias alternativas. Para a coleta dos dados foi utilizada a escala de Likert e foram calculados os valores da média e do desvio padrão de cada afirmativa. De maneira geral, os resultados mostraram que a maioria dos sujeitos da pesquisa compreenderam a importância das metodologias alternativas para o ensino de Química e que pretenderam utilizá-las em suas aulas. Foi possível observar, ainda, que segundo os respondentes, o PIBID foi um programa de grande importância para a sua formação docente. Desta forma, esperamos que nossa pesquisa contribua para o arsenal de pesquisas e discussões acerca do tema estudado
Downloads
Referências
Abdalla, M. de F. B. (2012). Das proposições do estágio supervisionado aos desafios da prática: a formação inicial de professores-estudantes na pedagogia do PARFOR. Olhar de professor, 15(2), 269-284.
Almeida, P. C. A. de & Biajone, J. (2007) Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, 33(2), 281-295.
Andrade, M. S. F. O. (2014) Ensino de Química: uma investigação das concepções dos professores da rede estadual de São Mateus/ES. Universidade Federal do Espírito Santo.
Arão, J.; Leite, L., & Nhalevilo, E. (2022) Usando analogias para lecionar sobre o átomo nas aulas de química geral no ensino superior. Química Nova, 45(3), 345-354.
Ávila, S. G. de & Matos, J. do R. (2017) Compostos coloridos do ferro: uma proposta de experimentação utilizando materiais de baixo custo. Educación Química, 28(4), 254-261.
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994) Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.
Brasil. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 de novembro 2020.
Brasil. Ministério da Educação. PDE- Plano de Desenvolvimento da Educação, Razões, Princípios e Programas. Brasília: MEC, 2007a.
Cardoso, E. A. M. & Nunes, C. P. (2017) O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR): o ideal e a realidade vigente. Educação & Formação, 6(2), 54-69.
Coelho, B. (2019). Os diferentes Tipos de Pesquisa. Qual se aplica melhor a você? https://blog.mettzer.com/tipos-de-pesquisa/
Dalfovo, M. S.; Lana, R. A. & Silveira, A. (2008) Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 4(2), 01-13.
Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. (2007, 25 de abril). Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica.http://planipolis.iiep.unesco.org/upload/Brazil/ BrazilGuiadosProgramasdoMEC.pdf. Acesso em: 10 de novembro de 2020.
Fin, J. G. & Uhmann, R. I. M. (2023) Reações Químicas no Ensino de Química: Compreensões por meio da Experimentação. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 128–139.
Francisco Junior, W. E. & Lauthartte, L. C. (2012) Música em Aulas de Química: uma Proposta para a Avaliação e a Problematização de Conceitos. Ciência em Tela. 5(1), p. 1-9.
Gatti, B. A. (2008) Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, 37(13), 57-186.
Lima, J. O. G. de. (2012) Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, 136, 95-101.
Maldaner, O. A. A. (2003) Formação Inicial e Continuada de Professores de Química: professores/pesquisadores (2. Ed.). Edunijuí.
Marçal, L. M. P. C. L. (2012) A formação inicial dos educadores: professores e professoras. Rhizome Freirean, 12. https://www.rizoma-freireano.org/articles-1212/a-formacao-inicial-dos-educadores-professores-e-professoras-lena-maria-pires-coreia-lopes-marcal
Menezes, M. A. G.de, Moreira, F. B. de F., Sousa, I. R. da C., Moreira, E. F., Menezes, F. L. G. de, & Fernandes, P. R. N. (2012, December). Memória periódica: O lúdico como auxilio ara o Ensino de Química. In Anais do VII CONNEPI-Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação.
Montandon, M. I. (2012) Políticas públicas para a formação de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocência. Revista da ABEM, 28(20), 47-60.
Nunes, A. O. (2014) Possibilidades de enfoque CTS para o ensino superior de química: proposta de uma abordagem para ácidos e bases. [Doutorado em Química. Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19567
Oliveira, T. B. & Caldeira, A. M. A. (2014) Colaborações de uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar e contextualizada sob a perspectiva de uma professora de biologia: possibilidades de elaboração e avaliação de um trabalho coletivo. Investigações em Ensino de Ciências, 19(3), p. 541-551.
Sangiogo, F. A.; Hunsche, S.; Halmenschlager, K. R., & Maldaner, O. A. (2013) Pressupostos epistemológicos que balizam a situação de estudo: algumas implicações ao processo de ensino e à formação docente. Ciência & Educação, 19(1), 35-54.
Santos, B. C. D. dos & Ferreira, M. (2017) Uma proposta de ensino baseada no estudo de situações envolvendo a Química e o Ambiente em um Curso de Educação Popular. In Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Universidade Federal de Santa Catarina.
Silva, C. S. da & Oliveira, L. A. A. de. (2009) Formação inicial de professores de química: formação específica e pedagógica. R. Nardi. (org.), Ensino de ciências e matemática, I. temas sobre a formação de professores (pp.44-57). Editora UNESP; Cultura Acadêmica.
Silva, M. A. G. de M.; Silva, L. de S.; Bertini, L. M. & Alves, L. A. (2020) Metodologias alternativas na perspectiva do docente de ciências da natureza e matemática. Conexões - Ciência e Tecnologia, 14(3), 54–65.)
Silva, M. A. G. de M. (2018) Mapas conceituais como metodologia alternativa para uma aprendizagem significativa no olhar docente. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Tavares, R.; Souza, R. O. O. & Correia, A. O. (2013) Um estudo sobre a “TIC” e o ensino da química. Revista GEINTEC, 3(5), 155-167.
Trindade, J. O. & Hartwig, D. R. (2012) Uso Combinado de Mapas Conceituais e Estratégias Diversificadas de Ensino: Uma Análise Inicial das Ligações Químicas. Química Nova na Escola, 34(2), 83-91.
Vieira, K. L. de A. S., & Santos, S. S. dos. (2015) Políticas públicas para formação de professores de Ciências e Matemática: complementação pedagógica para bacharéis e tecnólogos. Ciência e Educação, 3(21), 575-584.
Wartha, E. J., Góis, C. B. de, Silva, W. da, Lima, K. R. M. de, & Bomfim, M. J. (2013) Formação Inicial e Continuada de Professores na Construção de Sequências de Ensino e Aprendizagem de Química. Revista de Extensão Universitária da UFS, 2, 135-146.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Univap
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode