A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE RADIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO


Autores

  • Matheus Carlos da Silva Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Priscila Freitas Lemes Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Douglas Carlos Vilela Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • José Silvério Edmundo Germano Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Inácio Malmonge Martin Instituto Tecnológico de Aeronáutica

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1490

Resumo

A propagação de energia de um ponto a outro é chamada de Radiação, conceito físico empregado em muitas situações do nosso dia-a-dia. Sabe-se que apesar desse ser um importante tópico da física, é um dos menos explorados pelos professores ao longo do Ensino Médio, seja pela falta de tempo ou pela formação deficiente dos professores. Com a finalidade de entender como está sendo tratado o assunto Radiação, o objetivo deste trabalho é quantificar o nível de conhecimento dos alunos de ensino médio no tema radiação. Para isso, realizou-se um estudo de caso na escola Anglo-TAUBATÉ, com 224 alunos do terceiro ano e cursinho pré-vestibular, através da aplicação de um questionário e de aulas supervisadas. Os resultados apontam os pontos de melhor conhecimento dos alunos e também os mais deficientes dessa relação ensino-aprendizagem. A fim de melhorar o ensino deste tópico, está sendo desenvolvido um simulador, que poderá auxiliar o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Carlos da Silva, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Departamento de Física 

Área: Ensino de Física - Desenvolvimento de materiais didáticos.

Priscila Freitas Lemes, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Departamento de Física 

Área: Ensino de Física - Desenvolvimento de materiais didáticos.

Douglas Carlos Vilela, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Departamento de Física 

Área: Ensino de Física - Desenvolvimento de materiais didáticos.

José Silvério Edmundo Germano, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Departamento de Física 

Área: Ensino de Física - Desenvolvimento de materiais didáticos.

Inácio Malmonge Martin, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Departamento de Física 

Área: Ensino de Física - Desenvolvimento de materiais didáticos.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Silva, M. C. da, Lemes, P. F., Vilela, D. C., Germano, J. S. E., & Martin, I. M. (2016). A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE RADIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO. Revista Univap, 22(40), 142. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1490