INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Mariana Spala Corrêa Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Mariana Aparecida Lordeiro Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Lorena Souza Castro Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Esdras Santos Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • João Otávio da Silva Malaquias Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Laís Amorim Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Erika Aparecida Silva de Freitas Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aristeu Aguiar
  • Elias Terra Werner Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.737

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, prática pedagógica, ensino médio, contextualização

Resumo

A interdisciplinaridade como prática pedagógica contribui para a interação das disciplinas e contextualização dos conteúdos. Entretanto, a maioria dos docentes encontram dificuldades para realizar essas atividades. O presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho de duas turmas da 1ª série do ensino médio, sobre o ciclo da água, com o intuito de identificar se a interdisciplinaridade adotada como método cotidiano de ensino motiva os discentes, desperta seu interesse e contribui para uma melhor aprendizagem. Por meio de ações interdisciplinares que integram as disciplinares de Biologia, Geografia e Artes, oferecemos aos alunos da turma A uma aula demonstrativa, com a utilização do flanelógrafo e contextualização. E a aplicação de uma aula expositiva para a turma B, sem a utilização de outros instrumentos didáticos e metodologia interdisciplinar. Observamos que a turma A apresentou melhor rendimento, o que contribuiu para maior socialização e participação dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-11-04

Como Citar

Corrêa, M. S., Lordeiro, M. A., Castro, L. S., Santos, E., Malaquias, J. O. da S., Ferreira, L. A., de Freitas, E. A. S., & Werner, E. T. (2016). INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO. Revista Univap, 22(40), 101. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.737