ATIVIDADE DE CAMPO E JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO

Luan Cerqueira de Oliveira, Laís Amorim Ferreira, Mariana Aparecida Lordeiro, Elaine Gimenez Guimarães, Erika Aparecida Silva de Freitas, Elias Terra Werner

Resumo


Resumo: Ao estudar a Ecologia deve se utilizar a aula teórica, onde se apresenta os conceitos e aula prática, onde há a apresentação dos fenômenos por meio de experimentação, aulas de campo etc. Este trabalho tem o objetivo de realizar uma atividade de campo para apresentar os fenômenos da ecologia e utilizar um jogo didático na avaliação do tema. Para isso os alunos de duas turmas da primeira série do ensino médio foram levados ao jardim da escola, para que os mesmos pudessem distinguir as relações ecológicas presentes em um ambiente em que tinham contato. Após o estudo, as turmas foram divididas em quatro grupos para jogarem o Jogo da Memória Ecológico, no qual deviam formar os pares das relações ecológicas. A atividade de campo mostrou-se adequada para que os alunos distinguirem as relações ecológicas no ambiente natural e a partir do jogo da memória foi possível observar as dificuldades dos alunos ao diferenciar as relações. 


Palavras-chave


Relações Ecológicas, Biosfera, Aula prática, Espaço não-formal, Biologia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.796

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.