ATIVIDADE DE CAMPO E JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Luan Cerqueira de Oliveira Universidade Federal do Espirito Santo
  • Laís Amorim Ferreira Universidade Federal do Espirito Santo
  • Mariana Aparecida Lordeiro Universidade Federal do Espirito Santo
  • Elaine Gimenez Guimarães Universidade Federal do Espirito Santo
  • Erika Aparecida Silva de Freitas Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aristeu Aguiar
  • Elias Terra Werner Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.796

Palavras-chave:

Relações Ecológicas, Biosfera, Aula prática, Espaço não-formal, Biologia.

Resumo

Resumo: Ao estudar a Ecologia deve se utilizar a aula teórica, onde se apresenta os conceitos e aula prática, onde há a apresentação dos fenômenos por meio de experimentação, aulas de campo etc. Este trabalho tem o objetivo de realizar uma atividade de campo para apresentar os fenômenos da ecologia e utilizar um jogo didático na avaliação do tema. Para isso os alunos de duas turmas da primeira série do ensino médio foram levados ao jardim da escola, para que os mesmos pudessem distinguir as relações ecológicas presentes em um ambiente em que tinham contato. Após o estudo, as turmas foram divididas em quatro grupos para jogarem o Jogo da Memória Ecológico, no qual deviam formar os pares das relações ecológicas. A atividade de campo mostrou-se adequada para que os alunos distinguirem as relações ecológicas no ambiente natural e a partir do jogo da memória foi possível observar as dificuldades dos alunos ao diferenciar as relações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Cerqueira de Oliveira, Universidade Federal do Espirito Santo

Departamento de Biologia/Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde

Laís Amorim Ferreira, Universidade Federal do Espirito Santo

Departamento de Biologia/Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde

Mariana Aparecida Lordeiro, Universidade Federal do Espirito Santo

Departamento de Biologia/Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde

Elaine Gimenez Guimarães, Universidade Federal do Espirito Santo

Departamento de Biologia/Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde

Erika Aparecida Silva de Freitas, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aristeu Aguiar

docente

Elias Terra Werner, Universidade Federal do Espirito Santo

Departamento de Biologia/Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde

Downloads

Publicado

2017-01-16

Como Citar

de Oliveira, L. C., Ferreira, L. A., Lordeiro, M. A., Guimarães, E. G., Silva de Freitas, E. A., & Werner, E. T. (2017). ATIVIDADE DE CAMPO E JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO. Revista Univap, 22(40), 316. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.796

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.