ANÁLISE POR TRIANGULAÇÃO DE MÉTODOS: UM REFERENCIAL PARA PESQUISAS QUALITATIVAS

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Elisa Maria Andrade Brisola

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir informações já publicadas sobre um dos procedimentos analíticos voltados à interpretação de dados qualitativos, qual seja, a Análise por Triangulação de Métodos. Em se tratando da metodologia, esta pesquisa se apresenta quanto à forma de abordagem do assunto, como qualitativa, do ponto de vista de seus objetivos, como descritiva e com relação aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como bibliográfica. Os resultados deste estudo teórico demonstram que este instrumental analítico contribui no desenvolvimento de pesquisas qualitativas voltadas à interpretação e atribuição de significados dos fenômenos investigados, favorecendo o processo de análise indutiva dos dados coletados. Como conclusão, considera-se que a Análise por Triangulação de Métodos reforça a importância do diálogo entre os dados empíricos, autores que tratam da temática estudada e análise de conjuntura, num contínuo movimento dialético.

 


Palavras-chave


Referencial Analítico; Pesquisas Qualitativas; Análise por Triangulação de Métodos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.228

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.