O CULTIVO DE HORTA EDUCATIVA NA AMBIENCIA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Nilsen Aparecida Vieira Marcondes Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade de Taubaté (UNITAU)/SP.
  • Célia Gomez Sardinha Silva Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP
  • Pétala Gonçalves Lacerda Prefeitura Municipal de Taubaté/SP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.948

Palavras-chave:

Horta Educativa. Ambiência Escolar. Desenvolvimento Humano. Consciência Cidadã.

Resumo

Considera-se relevante a reflexão sobre o tema horta educativa na ambiência escolar porque se constata a necessidade de resgatar as formas de alimentação saudável que se perderam ao longo do tempo com a introdução de alimentos industrializados, e também sensibilizar as crianças, adolescentes e suas respectivas famílias a cultivarem o hábito da agricultura doméstica. Diante disso, objetiva-se com este estudo básico, qualitativo e descritivo, caracterizado como estudo de caso, refletir sobre o tema no âmbito de algumas escolas municipais em uma cidade do Vale do Paraíba Paulista. Conclui-se, portanto que discutir o tema “O cultivo de horta educativa na ambiência escolar”, ensinando por meio de conteúdos pedagógicos e com a prática de uma horta real dentro da escola, além de, contribuir para incentivar os cuidados com o meio ambiente e com a alimentação saudável, possibilita também o desenvolvimento humano, bem como a formação de uma consciência cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Assistente Social e Pesquisadora da Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP. Mestre em Desenvolvimento Humano pela UNITAU - Universidade de Taubaté/SP.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté (UNITAU)/SP.

Pesquisadora nível 2 do CNPq. Universidade de Toulouse. Le Mirail – França. Pós-doutora em Educação. UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas – SP – Brasil. Coordenadora. UNITAU - Universidade de Taubaté - Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano. Taubaté – SP – Brasil.

Célia Gomez Sardinha Silva, Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP

Pedagoga e Orientadora Educacional da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

 

Pétala Gonçalves Lacerda, Prefeitura Municipal de Taubaté/SP

Pedagoga da Prefeitura Municipal de Taubaté. Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

Marcondes, N. A. V., Chamon, E. M. Q. de O., Silva, C. G. S., & Lacerda, P. G. (2016). O CULTIVO DE HORTA EDUCATIVA NA AMBIENCIA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Revista Univap, 22(40), 41. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.948

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)