A BUSCA PELA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA BRASILEIRA SOB O ENFOQUE DA DIVERSIDADE E DA INCLUSÃO

Célia Gomez Sardinha, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Pétala Gonçalves Lacerda, Nilsen Aparecida Vieira Marcondes

Resumo


Muito se tem discutido a respeito da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, que corresponde ao atendimento institucionalizado da criança de zero a cinco anos de idade. De modo geral, a esfera para o debate é vasta e fértil, consideradas as diferentes facetas de um tema amplo. Diante disso, objetiva-se, com este estudo teórico, básico, qualitativo e exploratório, caracterizado como pesquisa bibliográfica, refletir sobre a busca pela qualidade na educação infantil pública brasileira sob o enfoque da diversidade e da inclusão, adensando a literatura disponível sobre o assunto. Conclui-se que, a caracterização do percurso histórico da institucionalização do atendimento à criança pequena no Brasil, da relação família-escola e das diversidades regionais constituem-se como elementos relevantes quando se intenciona analisar a qualidade de ensino na área da Educação Infantil.


Palavras-chave


Educação Infantil Brasileira. Qualidade. Diversidade. Inclusão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.949

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