TEORIA SOCIAL CRÍTICA: PRÁXIS E POLÊMICAS

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Maria Fátima de Melo Toledo

Resumo


O pensamento marxista e a explicação marxista de mundo se materializam na Teoria Social Crítica, a qual possui como foco o homem em sua condição de classe. Intenciona-se, neste artigo, partindo do ponto de vista deste referencial teórico crítico, refletir sobre práxis, bem como sobre as polêmicas que emergem quando o assunto é Teoria Social Crítica. Para elaboração deste estudo de natureza qualitativa e exploratória, a abordagem se configurou como bibliográfica. Os resultados apontam que essa Teoria se encontra em contínua evolução, contemplando conceitos e interpretações que, no decorrer da construção de seu processo histórico, não esteve isenta de polêmicas e críticas por parte de alguns estudiosos. Conclui-se, portanto, que essa Teoria, fundamentada no pensamento marxista, não se apresenta como um referencial teórico pronto e acabado porque os acontecimentos históricos são dialéticos e temporais.

 


Palavras-chave


Teoria Social Crítica; Marx; Práxis; Polêmicas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.206

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.