REFLETINDO SOBRE A TRÍADE EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO DO CAMPO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE

Autores

  • Célia Gomez Sardinha Silva Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade de Taubaté/SP.
  • Nilsen Aparecida Vieira Marcondes Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP.

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.947

Palavras-chave:

Educação Infantil. Educação do Campo. Representações Sociais. Estado da Arte.

Resumo

Considera-se relevante a reflexão sobre a tríade “Educação Infantil”, “Educação do Campo" e “Representações Sociais em Educação” porque se constata a necessidade de se trazer continuamente para o debate questões pertinentes à importância dos temas principalmente quando voltados à construção da cidadania tanto nos contextos urbanos quanto rurais. Isso posto, objetiva-se com este estudo básico, exploratório e descritivo, caracterizado como estado da arte e utilizando-se dos descritores “ Educação Infantil”, “Educação do Campo” e “Representações Sociais em Educação” refletir sobre a temática proposta neste artigo. Conclui-se com a análise da tendência da produção científica que foi possível identificar a literatura disponível sobre os temas, indicar as lacunas existentes, bem como apontar para as questões que ainda necessitam de investigação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Gomez Sardinha Silva, Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Pedagoga e Orientadora Educacional da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté/SP.

Pesquisadora nível 2 do CNPq. Universidade de Toulouse. Le Mirail – França. Pós-doutora em Educação. UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas – SP – Brasil. Coordenadora. UNITAU - Universidade de Taubaté - Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano. Taubaté – SP – Brasil.

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP.

Assistente Social e Pesquisadora da Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP. Mestre em Desenvolvimento Humano pela UNITAU - Universidade de Taubaté/SP.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

Silva, C. G. S., Chamon, E. M. Q. de O., & Marcondes, N. A. V. (2016). REFLETINDO SOBRE A TRÍADE EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO DO CAMPO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE. Revista Univap, 22(40), 40. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.947

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)