CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Célia Gomez Sardinha Silva Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade de Taubaté (UNITAU)/SP.
  • Nilsen Aparecida Vieira Marcondes Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.945

Palavras-chave:

Contexto Educacional. Teoria das Representações Sociais. Revisão Bibliográfica.

Resumo

O ambiente escolar é um espaço profícuo de interações sociais que se organiza de modo a mesclar diferentes representações, quer seja dos agentes da instituição escolar, dos membros da família ou das pessoas da comunidade. Diante disso, objetiva-se com este estudo básico, qualitativo e exploratório, caracterizado como estudo bibliográfico, refletir sobre os aspectos conceituais da Teoria das Representações Sociais no contexto educacional. Conclui-se, portanto que a Teoria das Representações Sociais, pode ajudar a compreender a realidade do contexto educacional, em suas múltiplas facetas, a partir das práticas que se desenvolvem frente às representações construídas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Gomez Sardinha Silva, Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Pedagoga e Orientadora Educacional da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

 

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté (UNITAU)/SP.

Pesquisadora nível 2 do CNPq. Universidade de Toulouse. Le Mirail – França. Pós-doutora em Educação. UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas – SP – Brasil. Coordenadora. UNITAU - Universidade de Taubaté - Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano. Taubaté – SP – Brasil.

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP

Assistente Social e Pesquisadora da Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP. Mestre em Desenvolvimento Humano pela UNITAU - Universidade de Taubaté/SP.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

Silva, C. G. S., Chamon, E. M. Q. de O., & Marcondes, N. A. V. (2016). CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Univap, 22(40), 39. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.945

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.