REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS SOBRE CURSOS EAD: UMA ANÁLISE DOS SUJEITOS E DAS ESCOLHAS

Antonia Lucineire Almeida, Iraelza de Fatima Coelho Monteiro, Patrícia Ortiz Monteiro, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Resumo


Este trabalho pressupõe-se apresentar as Representações Sociais de alunos de cursos em EAD sobre sua escolha. Tem-se como objetivos conhecer as Representações Sociais de alunos matriculados em cursos de Ensino Superior - Licenciatura e Tecnológicos -, identificar o público que opta por um curso EAD e investigar os motivos das escolhas dos alunos. Trata-se de uma pesquisa à luz da Teoria das Representações Sociais, exploratória e com abordagem quanti-quali. Como instrumento de pesquisa utilizou-se questionário semiestruturado, aplicado a 181 alunos de cursos EAD, de uma Universidade do Vale do Paraíba. Como resultado obteve-se, nos dados sócios demográficos que, as mulheres são maioria nos cursos EAD e que os sujeitos que a compõe são pessoas que atuam no mercado de trabalho, tem família constituída e optam pela EAD por ser uma modalidade mais flexível em termos de tempo e lugar e ainda possibilitam a realização de um curso superior. Nota-se que as representações permeiam as escolhas dos cursos no que tange à escolha pessoal, a realização profissional e a profissionalização. 


Palavras-chave


Representações Sociais; Educação a Distância; Público EAD

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1738

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, resenhas e revisão de literatura nas diversas áreas do conhecimento científico, sempre a critério de sua Comissão Editorial e de acordo com o formato dos artigos publicados.

<Notas para trabalhos de revisão de literatura>

Recomenda-se que atendam aos requisitos:

- domínio sobre o tema abordado; base para o avanço do conhecimento na área de foco; finalidade de explicar com clareza o tema; respeitar aspectos básicos de construção: relevância e interesse; servir de base para descobrir lacunas e resolvê-las em modelo conceitual propondo encaminhamento de hipóteses ou proposições; focar na teoria e não somente em resultados; incluir nova pesquisa de referências mais recentes; não citar somente o que outros trabalhos fizeram anteriormente.

Itens dessa sessão não receberão DOI e não serão incluídos para indexação da revista.


- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.