REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS SOBRE CURSOS EAD: UMA ANÁLISE DOS SUJEITOS E DAS ESCOLHAS

Autores

  • Antonia Lucineire Almeida EPTS - Empresa de Tecnologia, Pesquisa e Serviços
  • Iraelza de Fatima Coelho Monteiro Universidade de Taubaté
  • Patrícia Ortiz Monteiro Universidade de Taubaté
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1738

Palavras-chave:

Representações Sociais, Educação a Distância, Público EAD

Resumo

Este trabalho pressupõe-se apresentar as Representações Sociais de alunos de cursos em EAD sobre sua escolha. Tem-se como objetivos conhecer as Representações Sociais de alunos matriculados em cursos de Ensino Superior - Licenciatura e Tecnológicos -, identificar o público que opta por um curso EAD e investigar os motivos das escolhas dos alunos. Trata-se de uma pesquisa à luz da Teoria das Representações Sociais, exploratória e com abordagem quanti-quali. Como instrumento de pesquisa utilizou-se questionário semiestruturado, aplicado a 181 alunos de cursos EAD, de uma Universidade do Vale do Paraíba. Como resultado obteve-se, nos dados sócios demográficos que, as mulheres são maioria nos cursos EAD e que os sujeitos que a compõe são pessoas que atuam no mercado de trabalho, tem família constituída e optam pela EAD por ser uma modalidade mais flexível em termos de tempo e lugar e ainda possibilitam a realização de um curso superior. Nota-se que as representações permeiam as escolhas dos cursos no que tange à escolha pessoal, a realização profissional e a profissionalização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Lucineire Almeida, EPTS - Empresa de Tecnologia, Pesquisa e Serviços

Mestranda em Desenvolvimento Humano: Formação, Poíticas e Práticas. Especialização em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior. Formação em Pedagogia - Licenciatura Plena.

Downloads

Publicado

2016-11-03

Como Citar

Almeida, A. L., Monteiro, I. de F. C., Monteiro, P. O., & Chamon, E. M. Q. de O. (2016). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS SOBRE CURSOS EAD: UMA ANÁLISE DOS SUJEITOS E DAS ESCOLHAS. Revista Univap, 22(40), 96. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1738

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)