EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i49.1868
Resumo
No contexto educacional, a garantia do direito à Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, conforme prevê o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, representa uma conquista recente. Com isso, surge o interesse pelo tema da Educação Infantil em estudos e pesquisas com a necessidade de reflexões que proporcionem conhecimentos que minimizem as lacunas existentes sobre o assunto. Para elaboração deste estudo sobre o estado da arte de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se de categorias para análise representadas pelos seguintes descritores: educação infantil, qualidade na educação infantil e representações sociais em educação infantil. A abordagem se apresenta como bibliográfica. Neste sentido, analisou-se a literatura acerca dos estudos em Educação Infantil. A tendência da produção científica evidencia que focar questões atinentes à Educação Infantil vem se constituindo como um grande contributo na busca pelo rompimento com uma perspectiva assistencialista que marcou sua existência e trajetória.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BRASIL. Presidência da República. Lei Federal 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996.
CAMPOS, M. M. Entre as Políticas de Qualidade e a Qualidade das Práticas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 22-43, jan./abr. 2013.
CAMPOS, M. M. et al. A qualidade na Educação Infantil: um estudo feito em seis capitais brasileiras. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 142, p. 21-54, jan./abr. 2011.
CHAGAS, J. C; PEDROZA, R. L. S. Psicologia escolar e gestão democrática: atuação em escolas públicas de Educação Infantil. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 35-43, Jan./jun. 2013.
KAGAN, S. L. Qualidade na Educação Infantil: revisão de um estudo brasileiro e recomendações. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n.142, p. 56-67, jan./abr. 2011.
LUÍS, J. F. et al. A Atitude do Educador de Infância e a Participação da Criança como Referência de Qualidade em Educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 61, p. 521-541, abr./jun. 2015.
MENEZES, C.C.L.C. Educação Infantil: a interseção entre as políticas públicas, a gestão educacional e prática pedagógica – um estudo de caso no município de Itabuna – Bahia. 2012. 277f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
MONÇÃO, M. A. G. Gestão democrática na Educação Infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena. 2013. 271f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
POPP, B. Qualidade da Educação Infantil: é possível medi-la? 2015. 169f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
SOARES, L. de M. R. Habitus, Representações Sociais e a construção do ser professora da Educação Infantil da Cidade de campina Grande-PB. 2011. 190f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
ZUCOLOTO, K. A. Educação infantil em creches - uma experiência com a escala ITERS-R. 2011. 308f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2011.
Downloads
Publicado
2019-12-17
Como Citar
Chamon, E. M. Q. de O., Lacerda, P. G., & Marcondes, N. A. V. (2019). EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE. Revista Univap, 25(49), 25–41. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i49.1868
Edição
Seção
Ciências Humanas
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i49.1868Resumo
No contexto educacional, a garantia do direito à Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, conforme prevê o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, representa uma conquista recente. Com isso, surge o interesse pelo tema da Educação Infantil em estudos e pesquisas com a necessidade de reflexões que proporcionem conhecimentos que minimizem as lacunas existentes sobre o assunto. Para elaboração deste estudo sobre o estado da arte de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se de categorias para análise representadas pelos seguintes descritores: educação infantil, qualidade na educação infantil e representações sociais em educação infantil. A abordagem se apresenta como bibliográfica. Neste sentido, analisou-se a literatura acerca dos estudos em Educação Infantil. A tendência da produção científica evidencia que focar questões atinentes à Educação Infantil vem se constituindo como um grande contributo na busca pelo rompimento com uma perspectiva assistencialista que marcou sua existência e trajetória.
Downloads
Referências
BRASIL. Presidência da República. Lei Federal 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996.
CAMPOS, M. M. Entre as Políticas de Qualidade e a Qualidade das Práticas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 22-43, jan./abr. 2013.
CAMPOS, M. M. et al. A qualidade na Educação Infantil: um estudo feito em seis capitais brasileiras. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 142, p. 21-54, jan./abr. 2011.
CHAGAS, J. C; PEDROZA, R. L. S. Psicologia escolar e gestão democrática: atuação em escolas públicas de Educação Infantil. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 35-43, Jan./jun. 2013.
KAGAN, S. L. Qualidade na Educação Infantil: revisão de um estudo brasileiro e recomendações. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n.142, p. 56-67, jan./abr. 2011.
LUÍS, J. F. et al. A Atitude do Educador de Infância e a Participação da Criança como Referência de Qualidade em Educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 61, p. 521-541, abr./jun. 2015.
MENEZES, C.C.L.C. Educação Infantil: a interseção entre as políticas públicas, a gestão educacional e prática pedagógica – um estudo de caso no município de Itabuna – Bahia. 2012. 277f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
MONÇÃO, M. A. G. Gestão democrática na Educação Infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena. 2013. 271f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
POPP, B. Qualidade da Educação Infantil: é possível medi-la? 2015. 169f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
SOARES, L. de M. R. Habitus, Representações Sociais e a construção do ser professora da Educação Infantil da Cidade de campina Grande-PB. 2011. 190f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
ZUCOLOTO, K. A. Educação infantil em creches - uma experiência com a escala ITERS-R. 2011. 308f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode