EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE


Authors

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i49.1868

Abstract

No contexto educacional, a garantia do direito à Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, conforme prevê o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, representa uma conquista recente. Com isso, surge o interesse pelo tema da Educação Infantil em estudos e pesquisas com a necessidade de reflexões que proporcionem conhecimentos que minimizem as lacunas existentes sobre o assunto. Para elaboração deste estudo sobre o estado da arte de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se de categorias para análise representadas pelos seguintes descritores: educação infantil, qualidade na educação infantil e representações sociais em educação infantil.  A abordagem se apresenta como bibliográfica. Neste sentido, analisou-se a literatura acerca dos estudos em Educação Infantil. A tendência da produção científica evidencia que focar questões atinentes à Educação Infantil vem se constituindo como um grande contributo na busca pelo rompimento com uma perspectiva assistencialista que marcou sua existência e trajetória.

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Author Biographies

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de Toulouse II, França, com pós-doutorado em Educação pela UNICAMP. Coordenadora e Docente do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNITAU: Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté/SP.

Pétala Gonçalves Lacerda, Universidade de Taubaté - UNITAU

Pedagoga da Prefeitura Municipal de Taubaté. Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Assistente Social e Pesquisadora da Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP. Mestre em Desenvolvimento Humano pela UNITAU - Universidade de Taubaté/SP.

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Published

2019-12-17

How to Cite

Chamon, E. M. Q. de O., Lacerda, P. G., & Marcondes, N. A. V. (2019). EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE. Revista Univap, 25(49), 25–41. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i49.1868

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