O ESTADO DA ARTE NA AMBIÊNCIA DA INTERNET: COMO ESTÁ A PRODUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO ASSISTENTE SOCIAL?

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Elisa Maria Andrade Brisola, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Resumo


A qualificação profissional no âmbito da docência, pesquisa e intervenção passa, necessariamente, pela educação permanente. Para elaboração deste “estado da arte” de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se de categorias para análise, categorias estas representadas pelos seguintes descritores: “educação permanente”, “formação continuada”, “capacitação”, “reciclagem profissional”, “SUAS”, “NOB-RH/SUAS” e “serviço social”.  A abordagem se configura como bibliográfica e quanti-qualitativa. Nessa direção, analisou-se criticamente a literatura acerca da educação permanente do assistente social no contexto do Sistema Único de Assistência Social, após regulamentação da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos. A tendência da produção científica demonstra que tematizar questões referentes à educação permanente vem se constituindo como um grande desafio.


Palavras-chave


Serviço Social. Estado da Arte. Educação Permanente. NOB-RH/SUAS.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v21i37.281

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