RELAÇÕES FAMÍLIA - TRABALHO E CONCILIAÇÃO DE PAPÉIS DE GÊNERO

Ana Carolina Gonçalves da Silva Santos Moreira, Elisa Maria Andrade Brisola

Resumo


O texto objetiva a refletir sobre as relações família-trabalho, a divisão sexual do trabalho e as relações de gênero. São abordadas estas relações partindo de uma breve introdução, seguida de uma reflexão sobre gênero como construção social e a divisão sexual do trabalho, na qual a mulher ocupa espaços de trabalho precarizados e mal (ou não) remunerados, buscando ainda conciliar as tarefas domésticas ao trabalho formal (ou informal). A partir das reflexões apontadas pelos autores, percebe-se que apesar do aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, seu papel de protagonista nas atividades relacionadas ao cuidar, seja nas tarefas domésticas ou em suas profissões se mantém, demonstrando a manutenção de uma cultura arcaica e patriarcal.


Palavras-chave


Divisão sexual do trabalho; família; gênero.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.859

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.