RELAÇÕES FAMÍLIA - TRABALHO E CONCILIAÇÃO DE PAPÉIS DE GÊNERO

Autores

  • Ana Carolina Gonçalves da Silva Santos Moreira Universidade de Taubaté
  • Elisa Maria Andrade Brisola Universidade de Taubaté. Professora assistente no Curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano.

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.859

Palavras-chave:

Divisão sexual do trabalho, família, gênero.

Resumo

O texto objetiva a refletir sobre as relações família-trabalho, a divisão sexual do trabalho e as relações de gênero. São abordadas estas relações partindo de uma breve introdução, seguida de uma reflexão sobre gênero como construção social e a divisão sexual do trabalho, na qual a mulher ocupa espaços de trabalho precarizados e mal (ou não) remunerados, buscando ainda conciliar as tarefas domésticas ao trabalho formal (ou informal). A partir das reflexões apontadas pelos autores, percebe-se que apesar do aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, seu papel de protagonista nas atividades relacionadas ao cuidar, seja nas tarefas domésticas ou em suas profissões se mantém, demonstrando a manutenção de uma cultura arcaica e patriarcal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Gonçalves da Silva Santos Moreira, Universidade de Taubaté

Assistente social atuante no Núcleo de Apoio ao Estudante da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Mestranda em Desenvolvimento Humano na Universidade de Taubaté - UNITAU.

Downloads

Publicado

2017-01-19

Como Citar

Moreira, A. C. G. da S. S., & Brisola, E. M. A. (2017). RELAÇÕES FAMÍLIA - TRABALHO E CONCILIAÇÃO DE PAPÉIS DE GÊNERO. Revista Univap, 22(40), 359. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.859