MÉTODOS PARA SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMENTES DE AZEVÉM

Fernanda da Motta Xavier, Paulo Eduardo Rocha Eberhartd, Bruna Rosa Bezerra, Andréa Bicca Noguez Martins, Leticia Winke Dias, André Pich Brunes, Ireni Leitzke Carvalho, Géri Eduardo Meneghello

Resumo


O azevém (Lolium multiflorum Lam.) é uma forrageira de ampla utilização na formação de pastagens. O objetivo do trabalho foi avaliar a temperatura e o período de exposição mais adequado para o pré-esfriamento em sementes de azevém para superação da dormência. As sementes foram submetidas a diferentes temperaturas (2; 5 e 10ºC) e períodos de exposição (24; 48; 72 e 96h) e após transferidas para germinador à 20°C. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com 4 repetições. Todos os tratamentos proporcionaram um incremento na germinação de no mínimo 20 pontos porcentuais, obtendo-se os melhores resultados a partir das combinações de temperaturas de 2; 5 e 10°C e períodos de 72 e 96 horas.

Palavras-chave


Lolium multiflorum Lam., pré-esfriamento, dormência

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1194

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.