ESTUDO DA CONCENTRAÇÃO DA CLOROFILA NAS FOLHAS DE Cyrtocymura scorpioides (lam) EM FUNÇÃO DO SOMBREAMENTO

Alexandro da Silva Abreu, Andressa Sayori Minato, Patrícia Fátima de Mello Kutika, Walderez Joaquim Moreira, Andreza Ribeiro Simioni

Resumo


A eficiência fotossintética de plantas e consequente adaptabilidade a diversos ambientes podem ser diretamente relacionadas com a clorofila. Desta forma foi realizada a extração da clorofila da espécie C. scorpioides (lam), conhecida como Piracá, em duas condições de luminosidade, 100% luz e 50% sombra, e seu teor quantificado através de espectroscopia UV-Vis. O ambiente de luz em que a planta cresce é de fundamental importância, pois a adaptação das plantas a este ambiente depende do ajuste de seu sistema fotossintético, de modo que a luminosidade ambiental seja utilizada de maneira mais eficiente possível. As respostas destas adaptações serão refletidas no crescimento global da planta.O teor de clorofila b foi maior na condição 50% sombra que pode ser vantajosa, já que a clorofila b tem uma maior eficiência de absorção de luz menos intensa e proporciona uma ampliação do espectro fotossintético.

Palavras-chave


Clorofila, Piracá, quantificação clorofila, UV-Vis.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1473

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.