LEISHMANIOSE: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS NOTIFICADOS NO ESTADO DO PIAUÍ ENTRE 2007 E 2011

Francisca Miriane Araújo Batista, Francisca Flavia Oliveira Amaral Machado, Joselma Maria Oliveira Silva, Josane Mittmann, Paulo Roxo Barja, Andreza Ribeiro Simioni

Resumo


A leishmaniose é uma doença infecciosa, não-contagiosa de caráter zoonótico, causada por vários tipos de protozoários do gênero Leishmania, podendo apresentar a infecção no organismo vivo de diferentes maneiras, sendo as mais conhecidas a forma tegumentar e a visceral. Calcula-se que a prevalência mundial de leishmaniose esteja em torno de 12 milhões, acometendo 80 países e com uma estimativa de 400.000 casos novos da doença por ano. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar através de uma pesquisa retrospectiva, com abordagem descritiva e quantitativa a situação da Leishmaniose no Piauí, no período de 2007 a 2011. Para tal, foram analisados os casos notificados no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). A análise da doença empregou o cálculo de indicadores epidemiológicos, verificando-se ocorrência endêmica no estado. Assim, medidas de controle deverão ser incorporadas e priorizadas para o combate da doença nessa região.

 


Palavras-chave


Leishmaniose Visceral; Leishmaniose Tegumentar Americana; Epidemiologia; Saúde Pública.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.180

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.