ANÁLISE DA SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA - SÃO PAULO

Vanini Mandaj, Viviana Mendes Lima

Resumo


Neste trabalho foi realizada uma análise da saúde pública do município de Taboão da Serra segundo os dados dos sistemas de informações em saúde do Brasil. O município da região sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo apresenta-se como o quinto menor município do estado e a segunda maior densidade demográfica do estado. Taboão da Serra mostra uma transição demográfica com uma população cada vez mais envelhecida e uma transição epidemiológica, deixando de lado as morbidades crônicas transmissíveis, para dar lugar a  morbidades crônicas não-transmissíveis. Superou a expectativa do milênio na redução da taxa de mortalidade infantil e investe em saúde um valor maior que o desejável segundo a EC 29/2000 e Lei 141/2012. Apresenta uma estrutura física de rede de atendimento ampla e em construção, como acontece com a Estratégia de Saúde da Família e é referência regional de alguns serviços de saúde, com carência de recursos humanos. Prioriza programas em saúde para melhorar a qualidade de vida da população e diminuir as estatísticas preocupantes ainda de morbidade, mortalidade por causas específicas, infantil e materno-infantil.


Palavras-chave


Taboão da Serra; saúde pública; estatísticas em saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


ATLAS BRASIL. Atlas do desenvolvimento humano. 2013. Disponível em: htpp://atlasbrasil.org.br/. Acesso em: 13 fev. 2016.

BRASIL - CNES. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde 2015. 2015. Disponível em: http://cnes.datasus.gov.br/pages/estabelecimentos/consulta.jsp. Acesso em 10.fev.2016.

CLIMATE-data. Disponível em: htpp://pt.climate-data.org/. Acesso em: 24 mar. 2016.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisticas. Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 jan. 2016.

MANDAJ, V. Análise da Saúde Pública no Município de Taboão da Serra-SP. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

MENDES, A. A importância da avaliação do financiamentos gasto do SUS realizado pelos municípios: a contribuição do SIOPS. São Paulo: Domingueira da Saúde, 2016.

OBSERVATÓRIO IPPUR/ UFRJ-FASE. Divisão político-administrativa da RM. 2000. Disponível em: http://www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br/imagens/rm_sp.gif. Acesso em: 20 jan. 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA. Disponível em: htpp://taboaodaserra.sp.gov.br/. Acesso em: 20 jan. 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA. Secretaria de Saúde. Rede Pública de Saúde de Taboão da Serra. Estrututa da Secretaria de Saúde. Disponivel em htpp://taboaodaserra.sp.gov.br/. Acesso em: 20 jan. 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA.. Secretaria de Educação e Cultura. Cenas da cidade: Taboão da Serra 1918 a 1980. São Paulo: Nativa; 2004. Disponível em http://ts.sp.gov.br/secretarias/educacao-ciencia-e-tecnologia. Acesso em: 20 jan. 2016.

ROCHA, A. A; CÉSAR, C. L. G; RIBEIRO, H. Saúde Pública: bases conceituais. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2013.

SARGSUS. Sistema de Apoio ao Relatório Anual de Gestão. 2012. Disponível em: http://datasus.saude.gov.br/. Acesso em: 10 mar. 2016.

SEADE. Disponível em: http://www.seade.gov.br/. Acesso em fevereiro de 2016.

SEADE. Estimativa da população de Taboão da Serra. Disponível em: http://www.seade.gov.br/. Acesso em fev.2015.

SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde. 2015. Disponível em: http://siops.datasus.gov.br/. Acesso em: 12 mar. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i49.2053

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.