OTIMIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) CONSIDERANDO AVANÇOS TECNOLÓGICOS NO SEGMENTO DE EQUIPAMENTOS

José Ramos Campos, Mônica Glória Neumann Spinelli, Vivian Ikeda

Resumo


De acordo com a estimativa da Associação Brasileira das Indústrias dos Alimentos (ABIA, 2009), cerca de 25% das pessoas no Brasil tomam refeições fora de casa. O mercado de alimentação demonstra progressivo crescimento, apresentando para as empresas o desafio de oferecer serviços de qualidade. Para assegurar a excelência dos serviços prestados pelas Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs), é imprescindível nortear o trabalho por meio das Boas Práticas de Fabricação (BPF). Entre as medidas apontadas pelas BPF, destaca-se a estrutura física das UANs, pois ela interfere na produção final do alimento, proporcionando ambiente adequado para a realização de um bom trabalho. Desse modo, o objetivo deste trabalho é comparar o espaço físico de uma UAN, levando em consideração o avanço tecnológico disponível no segmento de equipamentos. Quanto à metodologia empregada, foi realizado um estudo transversal, analisando o espaço físico de uma UAN que utiliza equipamentos convencionais, comparado com um Projeto de UAN para o mesmo local, utilizando equipamentos mais sofisticados. No estudo, houve uma comparação das dimensões das áreas atuais da UAN com um projeto de otimização do espaço físico. Os resultados identificam que o uso de equipamentos com avanços tecnológicos permite a construção de cozinhas industriais mais eficazes, com redução de espaço físico e melhorias nos processos de trabalho.

 


Palavras-chave


Unidade de Alimentação e Nutrição, Espaço Físico, Equipamentos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v18i32.101

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.