AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA FISICA DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Noeli Fatima Pohren, Gislaine Angela Martinazzo, Maielenn Biazoli dos Anjos, Mirian Cozer

Resumo


Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é um estabelecimento responsável pela produção de refeições, cuja função é fornecer dieta balanceada, ou seja, em quantidade suficiente, com qualidade completa e adequada às características e hábitos alimentares dos usuários, bem como, segura do ponto de vista higiênico. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa metodológica, descritiva que buscou avaliar as condições da estrutura física de uma UAN, localizada em uma cidade do sudoeste do Paraná, usando como critério a RDC nº 275, de 21 de Outubro de 2002, para determinar se as condições estruturais encontram-se em situações propícias à obtenção de alimentos seguros. As opções de respostas para o preenchimento da lista de verificação foram: para conforme (C), para os itens não conforme (NC), para os itens não atendidos, e não se aplica (NA), aos itens observados nos estabelecimentos avaliados. Após a coleta de dados, o estabelecimento recebeu a classificação, que se refere a uma pontuação de 0 a 50% de atendimento dos itens, enquadrando-se ao grupo 3 com percentual de 39% dos itens observados em conformidade. Diante dos resultados obtidos, pode-se perceber algumas falhas quanto à estrutura física da UAN. Percebendo-se a necessidade de correções para garantia da qualidade dos alimentos, conforme a padronização correta quanto à estrutura física de uma UAN, concluindo-se que a unidade encontra-se em condições insatisfatórias, indicando mudanças que visem à melhoria da unidade, como a implantação de sistemas de qualidade na estrutura física da UAN.


Palavras-chave


Unidade de Alimentação e Nutrição; estrutura física; lista de verificação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.185

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.