REDE DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA PLANTIO DIRETO NA PALHA NA REGIÃO CENTRO-SERRANA DO ESPÍRITO SANTO

Douglas Vianna Bahiense, Lucinéia Laurett, Jacimar Luis de Souza, Evelson Sanche Muniz, Horácio Vicente Caetano Gonçalves, Tálita Vieira Fideles, Juliana Schumacher, Luiz Fernando Favarato, Maria da Penha Angeletti

Resumo


O sistema plantio direto na palha – SPD ou SPDP pode representar um diferencial tecnológico na diminuição da dependência de insumos externos. Na realidade agrícola da Região Serrana do Espírito Santo, os agrossistemas produtores de hortaliças e grãos estão em estabelecimentos familiares que, em sua maioria, adotam as práticas convencionais de agricultura. Neste contexto foi criada uma Rede de ações na aplicação dos princípios do SPD. O presente trabalho relata a constituição e o funcionamento desta rede no período 2014-2016. Na metodologia, deu-se a formação a partir da necessidade de juntar os agricultores familiares, técnicos e pesquisa a partir da necessidade de expansão do projeto. A Rede tem sido um importante instrumento de fomento ao SPD, com tecnologia e sementes, porém ainda incipiente, na troca entre os participantes, para se ouvir os ouvir os agricultores, assistência técnica e pesquisa, também para projetos de fomento de sementes, de roçadeiras e consolidação das práticas. Viu-se a necessidade de acompanhamento/visitas regulares periódicas às áreas da Rede, e de capacitação continuada.


Palavras-chave


sistema plantio direto na agricultura familiar; fomento tecnológico por organização social; pesquisa aplicada; formação de conhecimentos; sindicato de trabalhadores rurais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1583

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.