REDE DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA PLANTIO DIRETO NA PALHA NA REGIÃO CENTRO-SERRANA DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1583Palavras-chave:
sistema plantio direto na agricultura familiar, fomento tecnológico por organização social, pesquisa aplicada, formação de conhecimentos, sindicato de trabalhadores rurais.Resumo
O sistema plantio direto na palha – SPD ou SPDP pode representar um diferencial tecnológico na diminuição da dependência de insumos externos. Na realidade agrícola da Região Serrana do Espírito Santo, os agrossistemas produtores de hortaliças e grãos estão em estabelecimentos familiares que, em sua maioria, adotam as práticas convencionais de agricultura. Neste contexto foi criada uma Rede de ações na aplicação dos princípios do SPD. O presente trabalho relata a constituição e o funcionamento desta rede no período 2014-2016. Na metodologia, deu-se a formação a partir da necessidade de juntar os agricultores familiares, técnicos e pesquisa a partir da necessidade de expansão do projeto. A Rede tem sido um importante instrumento de fomento ao SPD, com tecnologia e sementes, porém ainda incipiente, na troca entre os participantes, para se ouvir os ouvir os agricultores, assistência técnica e pesquisa, também para projetos de fomento de sementes, de roçadeiras e consolidação das práticas. Viu-se a necessidade de acompanhamento/visitas regulares periódicas às áreas da Rede, e de capacitação continuada.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode