TAMANHO DE AMOSTRA PARA A ESTIMAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE GOIABA

Rogério Carvalho Guarçoni, Lucas Louzada Pereira, Luiz Carlos Santos Caetano, Luiz Fernando Favarato, Wilton Soares Cardoso, Jacimar Luis Souza, Flávia Magnago Peisino

Resumo


A fruticultura apresenta grande importância socioeconômica no Espírito Santo, possuindo o terceiro maior Valor Bruto da Produção Agropecuária - VBPA do Estado, sendo superada apenas pela cafeicultura e pela produção animal. Diante desse cenário, pesquisas devem ser realizadas para disponibilizar ao produtor rural novas tecnologias de produção, de colheita e de pós-colheita. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi dimensionar o tamanho de amostra para avaliar características físico-químicas de goiaba na colheita. O trabalho foi conduzido no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento do IFES de Venda Nova do Imigrante, onde foram avaliadas as características acidez titulável, pH e umidade de fruto. Verificou-se que o tamanho da amostra para as características umidade de fruto, pH e acidez titulável foi, respectivamente, de 8, 39 e 179 frutos para o erro de estimação igual a 1%, e de 2, 10 e 45 frutos para o erro de estimação de 2%. Para todos os erros de estimação, a característica acidez titulável foi a que exigiu o maior tamanho de amostra, seguida em ordem decrescente pelas características pH e umidade de fruto.


Palavras-chave


Erro de estimação, Tamanho de amostra, Dimensionamento amostral, Goiaba.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.575

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.