VARIAÇÃO GENÉTICA E FENOTÍPICA DAS SEMENTES DE UMA PALMEIRA EM REMANESCENTES DA MATA ATLÂNTICA

Marilia Souza Lucas, Carolina da Silva Carvalho, Marina Corrêa Côrtes

Resumo


A Mata Atlântica tem sido impactada pela perda de habitat e fragmentação, afetando dispersores de sementes, com os grandes frugívoros sendo os primeiros a desaparecer. A extinção local pode influenciar a estrutura espacial, demográfica e genética de espécies com frutos carnosos. O objetivo foi testar a hipótese de que a dispersão de sementes de Euterpe edulis e de seus genes é mais limitada em áreas fragmentadas, onde os grandes frugívoros foram extintos, do que em áreas preservadas, e associar esta perda à redução do tamanho das sementes. O trabalho foi conduzido em duas áreas fragmentadas e em duas áreas de reserva. Para avaliar a diversidade genética foram comparados os parâmetros de heterozidozidade, riqueza alélica e Fis entre adultos reprodutivos e sementes dispersas, utilizando oito marcadores de microssatélites. Não foram encontradas diferenças na diversidade genética entre adultos e sementes ao se comparar áreas fragmentadas e defaunadas e reservas, porém o tamanho das sementes se mostrou menor nos fragmentos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.781

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.