AVALIAÇÃO SENSORIAL DE PÉ DE MOLEQUE PRODUZIDOS COM NOZ MACADÂMIA E AÇÚCAR LIGHT

Jeferson Alves Bozzi, Bárbara Côgo Venturim, Viviani Baptista Bueno, Adriane Bernardo de Oliveira Moreira, Fabiana Carvalho Rodrigues, Evandro de Andrade Siqueira, Deusélio Bassini Fioresi, Lucas Louzada Pereira

Resumo


Esse estudo objetivou verificar a aceitação sensorial através da escala hedônica de quatro formulações diferentes de pé de moleque, elaboradas com amendoim, macadâmia, açúcar light e açúcar convencional. A avaliação sensorial foi realizada em cabines individuais com 50 provadores não treinados, do sexo feminino e masculino, e maiores de 18 anos. O resultado da análise sensorial foi de extrema importância, pois mostrou que o açúcar light exerceu efeito significativo na textura e no sabor das amostras de pé de moleque. A macadâmia não exerceu influência significativa na aceitação do produto pelos consumidores, sendo tão aceito quanto o pé de moleque contendo amendoim. Porém nota-se a carência em estudos que envolvam a utilização da noz em inovações de formulações alimentícias, assim como, sua viabilidade econômica, pois se trata de um produto com preço elevado.


Palavras-chave


Pé-de-moleque; Macadâmia; Light; Analise Sensorial; Açúcar convencional

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1650

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap, e-ISSN 2237-1753, é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 7 indexadores e 1 diretório:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.