PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.


Autores

  • Ariane Araújo Ferreira Universidade do Vale do Paraíba http://orcid.org/0000-0002-7974-3813
  • Walderez Moreira Joaquim Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D /Faculdade de Educação e artes – FEA

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.660

Resumo

 Jardim sensorial é um espaço para aguçar os cinco sentidos. Objetivou-se elaborar um manual para docentes do ensino fundamental II, propondo a implantação de um Jardim Sensorial como atividade lúdica e como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de morfologia vegetal. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre jardim sensorial, ensino de ciências e botânica. O manual é constituído por cinco partes: 1) O que é um Jardim Sensorial, 2) Construção do Jardim Sensorial, 3) Atividades lúdicas, 4) Atividades de morfologia vegetal, 5) Planta baixa.  As atividades lúdicas são as que já são utilizadas nos jardins sensoriais, e as de morfologia vegetal são alicerçadas na observação, levantamento de hipóteses e discussão. A planta baixa possibilita ao docente a visualização do que está sendo proposto. Conclui-se que o manual auxiliará na prática docente, promoverá a conscientização da importância da interação do homem com o meio ambiente, e a construção de conhecimentos de morfologia vegetal de forma lúdica e dinâmica para o aluno. 

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Biografia do Autor

Ariane Araújo Ferreira, Universidade do Vale do Paraíba

Licenciada em Ciências Biológicas na Universidade do Vale do Paraíba

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Publicado

2017-01-06

Como Citar

Ferreira, A. A., & Joaquim, W. M. (2017). PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Univap, 22(40), 239. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.660

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