EFEITO DA ACUPUNTURA SISTÊMICA NA INTENSIDADE DA DOR DE PACIENTES COM CERVICALGIA

Aryanna Kelly Carneiro Rios Passos Alves, Roseli Aparecida Ferreira da Silva, Maria das Graças Bastos Licurci, Alessandra de Almeida Fagundes

Resumo


Dor é uma qualidade sensorial complexa, puramente subjetiva, difícil de ser definida, descrita ou interpretada. É um mecanismo de proteção do corpo, ocorre sempre que qualquer tecido estiver sendo lesado. As dores cervicais afetam 30% de homens e 43% de mulheres em algum momento de suas vidas. Para o alívio da cervicalgia existem evidências de que a acupuntura é efetiva através de sua técnica em estimular pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio, alcançando, assim, resultados na diminuição do quadro álgico. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de um protocolo de acupuntura sistêmica para tratamento de cervicalgia na intensidade de dor, pressão arterial e frequência cardíaca. Realizou-se um estudo clínico com 11 sujeitos, de ambos os sexos, com idade média de 32,0 ± 13,2 anos. O tratamento foi composto por 4 sessões de atendimento segmentadas em uma sessão semanal e a avaliação da dor foi realizada antes e após cada sessão através da escala visual analogica (EVA). Os resultados encontrados sugerem que a acupuntura reduziu a dor em pacientes portadores de cervicalgia após 4 semanas de tratamento.

 


Palavras-chave


dor, cervicalgia;acupuntura;pressão arterial;frequência cardiaca

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v19i33.120

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, resenhas e revisão de literatura nas diversas áreas do conhecimento científico, sempre a critério de sua Comissão Editorial e de acordo com o formato dos artigos publicados.

<Notas para trabalhos de revisão de literatura>

Recomenda-se que atendam aos requisitos:

- domínio sobre o tema abordado; base para o avanço do conhecimento na área de foco; finalidade de explicar com clareza o tema; respeitar aspectos básicos de construção: relevância e interesse; servir de base para descobrir lacunas e resolvê-las em modelo conceitual propondo encaminhamento de hipóteses ou proposições; focar na teoria e não somente em resultados; incluir nova pesquisa de referências mais recentes; não citar somente o que outros trabalhos fizeram anteriormente.

Itens dessa sessão não receberão DOI e não serão incluídos para indexação da revista.


- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.