CARACTERÍSTICAS DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES COM DOR PRECORDIAL NO PRONTO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL GERAL

Selma de Lima Faria, Regimar Carla Machado, Carolina Vivian Gianvecchio

Resumo


A I Diretriz da Dor Torácica de 2002 recomenda que o paciente com suspeita de Síndrome Coronariana Aguda (SCA) na sala de emergência deva ser submetido a um eletrocardiograma em 5 a 10 minutos. Esta pesquisa teve como objetivos levantar o tempo de evolução da dor precordial do paciente atendido no pronto atendimento de um hospital geral e mensurar o tempo da realização do eletrocardiograma. Estudo descritivo, exploratório, retrospectivo e com uma abordagem quantitativa por meio de um protocolo para análise das fichas de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Verificou-se que dos 14 pacientes, 10 (71,4%) eram homens, 8 (57,2%) tinham entre 50 a 69 anos, 6 (42,9%) não havia registro do tempo de dor precordial e 10 (71,4%) realizaram eletrocardiograma em tempo médio de 26,6 minutos. Este estudo evidenciou a importância da implementação de um protocolo que normatize o tempo de realização de um eletrocardiograma além de treinamento específico de interpretação do citado exame aos enfermeiros que atuam em pronto atendimento.


Palavras-chave


infarto do miocárdio; atendimento de emergência; enfermeiro.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v18i31.59

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.