CARACTERÍSTICAS DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES COM DOR PRECORDIAL NO PRONTO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL GERAL

Autores

  • Selma de Lima Faria Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de São José dos Campos, SP, Brasil.
  • Regimar Carla Machado Universidade do Vale do Paraíba. Universidade Federal de São Paulo. Hospital Santa Catarina- São Paulo.
  • Carolina Vivian Gianvecchio Angiocenter Hemodinâmica e Angiografia Digital Cerebral de São José dos Campos. São José dos Campos, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i31.59

Palavras-chave:

infarto do miocárdio, atendimento de emergência, enfermeiro.

Resumo

A I Diretriz da Dor Torácica de 2002 recomenda que o paciente com suspeita de Síndrome Coronariana Aguda (SCA) na sala de emergência deva ser submetido a um eletrocardiograma em 5 a 10 minutos. Esta pesquisa teve como objetivos levantar o tempo de evolução da dor precordial do paciente atendido no pronto atendimento de um hospital geral e mensurar o tempo da realização do eletrocardiograma. Estudo descritivo, exploratório, retrospectivo e com uma abordagem quantitativa por meio de um protocolo para análise das fichas de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Verificou-se que dos 14 pacientes, 10 (71,4%) eram homens, 8 (57,2%) tinham entre 50 a 69 anos, 6 (42,9%) não havia registro do tempo de dor precordial e 10 (71,4%) realizaram eletrocardiograma em tempo médio de 26,6 minutos. Este estudo evidenciou a importância da implementação de um protocolo que normatize o tempo de realização de um eletrocardiograma além de treinamento específico de interpretação do citado exame aos enfermeiros que atuam em pronto atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma de Lima Faria, Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de São José dos Campos, SP, Brasil.

Enfermeira Especialista em Enfermagem em Cuidados Críticos / Cardiologia pela Universidade do Vale do Paraíba.

Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de São José dos Campos, SP, Brasil.

Regimar Carla Machado, Universidade do Vale do Paraíba. Universidade Federal de São Paulo. Hospital Santa Catarina- São Paulo.

Coordenadora e Docente do Curso de Pós-Graduação de Enfermagem em Cuidados Críticos/Cardiologia da Universidade do Vale do Paraíba.

Pós-Doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Cardíaca da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. São Paulo (SP), Brasil.

Docente do Centro de Estudos e Pesquisa do Hospital Santa Catarina. São Paulo (SP), Brasil.

Carolina Vivian Gianvecchio, Angiocenter Hemodinâmica e Angiografia Digital Cerebral de São José dos Campos. São José dos Campos, SP, Brasil.

Enfermeira Especialista em Enfermagem em Cuidados Críticos / Cardiologia pela Universidade do Vale do Paraíba.

Enfermeira da Angiocenter Hemodinâmica e Angiografia Digital Cerebral de São José dos Campos. São José dos Campos, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

Faria, S. de L., Machado, R. C., & Gianvecchio, C. V. (2012). CARACTERÍSTICAS DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES COM DOR PRECORDIAL NO PRONTO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL GERAL. Revista Univap, 18(31), 32–40. https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i31.59