QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE Euterpe edulis Mart. SUBMETIDAS A TÉCNICAS CASEIRAS DE DESPOLPAMENTO

Lorena Abdalla de Oliveira Prata Guimarães, Roberta Guimarães de Souza, Maristela Aparecida Dias Guimarães, Maurício Lima Dan, Guilherme Carneiro de Mendonça

Resumo


A germinação de sementes da Euterpe edulis (juçara) ocorre de forma lenta e desuniforme, mas a remoção do pericarpo e/ou a escarificação podem facilitar a germinação. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de métodos caseiros de despolpamento sobre a emergência e o vigor de plântulas de juçara. Foram aplicados quatro métodos de despolpamento: imersão dos frutos em água a 65 °C por 3 h e extração da polpa com peneira (T1) e liquidificador (T2); imersão dos frutos em água fria (temperatura ambiente) por 24 h e extração da polpa com peneira (T3) e liquidificador (T4). As sementes despolpadas foram distribuídas em bandejas contendo areia e irrigadas diariamente. Após 102 dias foram avaliadas a emergência e o vigor das plântulas. Apenas a emergência apresentou respostas significativas aos tratamentos. O vigor das plântulas de juçara não é influenciado pelos métodos de despolpamento testados. Entretanto, a imersão em água fria por 24 horas e a extração da polpa com liquidificador são mais favoráveis à emergência das plântulas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.445

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.