RENDIMENTO DA POLPA E CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DE FRUTAS NATIVAS COM POTENCIAL PARA CONSUMO HUMANO

Lorena Abdalla de Oliveira Prata Guimarães, André Angelo Bellon, Raiza Rainha Dorzenoni, Marianna Abdalla Prata Guimarães, Marilene Davel Dariva

Resumo


Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o potencial de consumo de frutíferas nativas não tradicionais na alimentação humana, este trabalho teve como objetivo quantificar o rendimento da polpa e avaliar características químicas de três frutas nativas com potencial para alimentação humana. Uma delas já é amplamente conhecida e consumida no Brasil – a jabuticaba, Plinia jaboticaba. As outras duas são a Eugenia pyriformis (uvaia) e a Garcinia brasiliensis (bacupari-anão). As análises de rendimento da polpa, teor de sólidos solúveis totais (SST), pH, acidez titulável (AT), vitamina C e o cálculo do “ratio” (SST/AT) foram realizados em frutos frescos. A uvaia apresentou RP e teor de vitamina C superiores. O teor de sólidos solúveis totais (SST) e a “ratio” foram maiores para a jabuticaba. Das três espécies avaliadas, a uvaia é a que apresenta o maior potencial para agroindústrias de produção de polpa. Também é a que apresenta o maior teor de vitamina C, o que indica o potencial dos frutos para introdução na dieta alimentar.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.528

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap, e-ISSN 2237-1753, é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 7 indexadores e 1 diretório:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.