JULGAMENTO CLÍNICO EM ENFERMAGEM: A CONTEXTUALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Autores

  • Maria Helena Aparecida Costa Universidade Mogi das Cruze
  • Talita Aparecida Rodrigues Devechi Universidade de Mogi das Cruzes
  • Vanessa Aparecida Fernandes Universidade de Mogi das Cruzes
  • Maria Aparecida Xavier Moreira da Silva Universidade de Mogi das Cruzes
  • Márcio Antonio de Assis Universidade de Mogi das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1665

Palavras-chave:

Processo de Enfermagem, Julgamento Clínico, Cuidados de Enfermagem, Segurança do Paciente, Tomada de Decisão.

Resumo

O julgamento clínico é uma das competências do enfermeiro e está ligado ao ato de julgar as necessidades de cuidados de cada indivíduo e ao ato de elaborar o planejamento da assistência de enfermagem a ser realizada ao paciente, de forma que possa atender às suas necessidades e expectativas. Desenvolver a habilidade desse julgamento tem sido um grande desafio tanto para as instituições de ensino superior quanto às instituições de saúde. Este é um estudo de natureza descritiva, exploratória e com abordagem quanti-qualitativa que foi realizado com enfermeiros, tendo como principal objetivo contextualizar o processo do desenvolvimento do julgamento clínico em enfermagem. A pesquisa mostrou que o desenvolvimento de competências e habilidades para o julgamento clínico inicia-se, com muita deficiência, na formação acadêmica, pois nem sempre a teoria está associada à prática vivenciada em campos de estágio, sendo fortalecido somente na prática profissional do dia a dia. Portanto, há necessidade de mudanças emergentes para o cenário do ensino em enfermagem de forma que envolva ainda mais as instituições responsáveis pela formação do enfermeiro e que se desenvolva mais estudos que possam subsidiar o processo de desenvolvimento do julgamento clínico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Aparecida Costa, Universidade Mogi das Cruze

Graduanda do Curso de Enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes

Talita Aparecida Rodrigues Devechi, Universidade de Mogi das Cruzes

Graduanda do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes

Vanessa Aparecida Fernandes, Universidade de Mogi das Cruzes

Graduanda do Curso de Enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes

Maria Aparecida Xavier Moreira da Silva, Universidade de Mogi das Cruzes

Enfermeira, Especialista em Administração Hospitalar, Mestranda do Programa de Políticas Públicas e Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Curso de Pós Graduação de Gestão em Saúde da Universidade de Mogi das Cruzes.

Márcio Antonio de Assis, Universidade de Mogi das Cruzes

Enfermeiro, Mestrado e Doutorado pela Universidade de Mogi das Cruzes. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Coordenador do Curso de Pós Graduação da Universidade de Mogi das Cruzes.

Downloads

Publicado

2016-10-31

Como Citar

Costa, M. H. A., Devechi, T. A. R., Fernandes, V. A., Silva, M. A. X. M. da, & Assis, M. A. de. (2016). JULGAMENTO CLÍNICO EM ENFERMAGEM: A CONTEXTUALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Revista Univap, 22(40), 68. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1665