JULGAMENTO CLÍNICO EM ENFERMAGEM: A CONTEXTUALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1665
Abstract
O julgamento clínico é uma das competências do enfermeiro e está ligado ao ato de julgar as necessidades de cuidados de cada indivíduo e ao ato de elaborar o planejamento da assistência de enfermagem a ser realizada ao paciente, de forma que possa atender às suas necessidades e expectativas. Desenvolver a habilidade desse julgamento tem sido um grande desafio tanto para as instituições de ensino superior quanto às instituições de saúde. Este é um estudo de natureza descritiva, exploratória e com abordagem quanti-qualitativa que foi realizado com enfermeiros, tendo como principal objetivo contextualizar o processo do desenvolvimento do julgamento clínico em enfermagem. A pesquisa mostrou que o desenvolvimento de competências e habilidades para o julgamento clínico inicia-se, com muita deficiência, na formação acadêmica, pois nem sempre a teoria está associada à prática vivenciada em campos de estágio, sendo fortalecido somente na prática profissional do dia a dia. Portanto, há necessidade de mudanças emergentes para o cenário do ensino em enfermagem de forma que envolva ainda mais as instituições responsáveis pela formação do enfermeiro e que se desenvolva mais estudos que possam subsidiar o processo de desenvolvimento do julgamento clínico.
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Published
2016-10-31
How to Cite
Costa, M. H. A., Devechi, T. A. R., Fernandes, V. A., Silva, M. A. X. M. da, & Assis, M. A. de. (2016). JULGAMENTO CLÍNICO EM ENFERMAGEM: A CONTEXTUALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Revista Univap, 22(40), 68. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1665
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Resumo - INIC
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https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1665Abstract
O julgamento clínico é uma das competências do enfermeiro e está ligado ao ato de julgar as necessidades de cuidados de cada indivíduo e ao ato de elaborar o planejamento da assistência de enfermagem a ser realizada ao paciente, de forma que possa atender às suas necessidades e expectativas. Desenvolver a habilidade desse julgamento tem sido um grande desafio tanto para as instituições de ensino superior quanto às instituições de saúde. Este é um estudo de natureza descritiva, exploratória e com abordagem quanti-qualitativa que foi realizado com enfermeiros, tendo como principal objetivo contextualizar o processo do desenvolvimento do julgamento clínico em enfermagem. A pesquisa mostrou que o desenvolvimento de competências e habilidades para o julgamento clínico inicia-se, com muita deficiência, na formação acadêmica, pois nem sempre a teoria está associada à prática vivenciada em campos de estágio, sendo fortalecido somente na prática profissional do dia a dia. Portanto, há necessidade de mudanças emergentes para o cenário do ensino em enfermagem de forma que envolva ainda mais as instituições responsáveis pela formação do enfermeiro e que se desenvolva mais estudos que possam subsidiar o processo de desenvolvimento do julgamento clínico.
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