EFEITOS DA LASERTERAPIA NAS ALTERAÇÕES EXTRAPULMONARES OCASIONADAS PELO ENFISEMA EXPERIMENTAL EM RATTUS NOVERGICUS

Autores

  • Diego Rodrigues Pessoa Universidade do Vale do Paraíba
  • Diego Rodrigues Pessoal Centro de Laserterapia e Fotobiologia – CELAFO/Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento/Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)
  • Wellington dos Santos Alves Doutor em Engenharia da Reabilitação – UNINOVE, Faculdade Santo Agostinho, Teresina/Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.693

Palavras-chave:

Modelos animais, Enfisema, Papaína, Terapia a laser de baixa intensidade, Fisiopatologia.

Resumo

O enfisema pulmonar é um processo inflamatório pulmonar e tem repercussões extrapulmonares. O objetivo desta pesquisa é investigar os efeitos da laserterapia nessas alterações extrapulmonares. Foram selecionados 24 ratos, divididos em três grupos de 8 animais: grupo controle (GC: recebeu apenas solução salina); grupo DPOC (GD: instilação de papaína 2mg/kg); grupo DPOC + laser (GDL: instilação de papaína + 15 dias de laserterapia ).Para análise dos dados foi coletado e observado: CKMB e o LBA.. Houve diminuição no número de células inflamatórias no LBA do GDL (p<0,05) quando comparado com GC E GD, aumento dos níveis de CKMB no grupo GD (p<0,05) e diminuição significativa no GDL (p= 0,0009) quando comparado com o GD. A fotobiomodulação diminui a liberação de células inflamatórias responsáveis pela liberação do CKMB na corrente sanguínea,assim diminuindo os níveis de CKMB e reduzindo os riscos de infarto do miocárdio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington dos Santos Alves, Doutor em Engenharia da Reabilitação – UNINOVE, Faculdade Santo Agostinho, Teresina/Piauí


Downloads

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Pessoa, D. R., Pessoal, D. R., & Alves, W. dos S. (2017). EFEITOS DA LASERTERAPIA NAS ALTERAÇÕES EXTRAPULMONARES OCASIONADAS PELO ENFISEMA EXPERIMENTAL EM RATTUS NOVERGICUS. Revista Univap, 22(40), 264. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.693

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.