INFLUÊNCIA DA LASERTERAPIA NA DOR E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES COM FIBROMIALGIA

Autores

  • Renato Canevari Dutra da Silva Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER) - Faculdade Objetivo
  • Fabiana Machado Pires Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER) - Faculdade Objetivo
  • Getúlio Antônio de Freitas Filho Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER) - Faculdade Objetivo
  • Ana Paula Felix Arantes Hospital Municipal de Rio Verde
  • Roberto Dias Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER) - Faculdade Objetivo
  • Rejane Maria Cruvinel Cabral Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER) - Faculdade Objetivo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.172

Palavras-chave:

fibromialgia, dor, qualidade de vida.

Resumo

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa, não inflamatória, cujo principal sintoma é a dor crônica musculoesquelética generalizada, causando um impacto negativo na qualidade de vida destes pacientes. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da laserterapia na dor e qualidade de vida em mulheres com fibromialgia. Participaram do estudo 9 mulheres com diagnóstico confirmado de fibromialgia, as quais foram submetidas a 10 sessões consecutivas com laser 830nm e dosimetria de 5 J/cm² aplicado apenas nos tender points dolorosos à palpação digital. Foi realizada a avaliação da intensidade da dor, antes e após a intervenção com laserterapia, utilizando a escala visual analógica (EVA) e, para avaliar qualidade de vida, foram utilizados dois questionários, o Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36) e o Fibromyalgia Impact Questionnaire (FIQ), sendo realizados antes e após o tratamento com laserterapia. Na avaliação da intensidade da dor através da EVA, não foi observado diferença significativa após o tratamento (p=3,03). Em relação ao SF-36, houve diferenças estatisticamente significantes do escore geral (p=0,018) e observaram-se diferenças estatisticamente significantes nas variáveis dor (p=0,032) e estado geral de saúde (p=0,027). No FIQ, o escore geral apresentou diferença estatisticamente significante, sendo (p=0,002) e, em relação às variáveis do FIQ, houve diferença estatisticamente significante no bem estar (p=0,007), dificuldade no trabalho (p=0,048), dor (p=0,000), rigidez (p=0,033) e sono (p=0,021). Foi observado que a intervenção fisioterapêutica com laserterapia promove melhora da dor e da qualidade de vida de mulheres com fibromialgia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Canevari Dutra da Silva, Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER) - Faculdade Objetivo

Possui graduação em Fisioterapia pelas Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul (2002), Especialização em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória pelo Centro Universitário do Triângulo (2004), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é fisioterapeuta do Hospital Municipal de Rio Verde, professor das disciplinas de Fisioterapia Peneumológica, Fisioterapia Cardiológica, Reeducação Funcional e Semiologia em Fisioterapia no Instituto de Ensino Superior de Rio Verde-GO. Tem experiência como professor universitário há 9 anos, com diversas disciplinas tais como: Anatomia Humana, Ética em Fisioterapia, Fisioterapia no Hospital Geral, Exames Complementares, Anatomia Palpatória, Fundamentos de Cárdio e Respiratória, Ambulatório Ensino Aprendizado III, Primeiros Socorros/ Biossegurança, Física Aplicada à Biologia, Anatomia Humana e Animal Comparada e Supervisão de estágio em Fisioterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Cardiovascular, Respiratória e Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, reabilitação pulmonar, fumo, doenças graves, obesidade, pediatria e UTI.

Fabiana Machado Pires, Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER) - Faculdade Objetivo

Acadêmica do curso de Fisioterapia do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER) - Faculdade Objetivo

Getúlio Antônio de Freitas Filho, Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER) - Faculdade Objetivo

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Triângulo (2002), especialização profissional em Acupuntura pela Center Fisio - IMES (2003), especialização lato sensu em Docência Superior pela Universidade Gama Filho, mestrado em Engenharia Biomédica (Bioengenharia) pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2006), é aluno especial do Doutorado em Educação Física, área de Atividade Física e Reabilitação, da Universidade Católica de Brasília . Atualmente é coordenador do curso de fisioterapia e professor do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - Faculdades Objetivo, com experiência nas áreas de Morfologia (Anatomia Humana) e Patologia. Trabalha principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Laser aplicado à área de saúde, Úlceras por pressão e Anatomia humana.

Ana Paula Felix Arantes, Hospital Municipal de Rio Verde

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Goiás (2004) e em Biomedicina pela Universidade Católica de Goiás (2001). Tem experiência em Fisioterapia Hospitalar, Cárdio-respiratória, Fisioterapia aplicada a coagulopatias hereditárias, Dermato-funcional, Saúde da mulher (ginecologia, obstetrícia e onco-mastologia) e Saúde da criança. Atualmente integra a equipe de fisioterapeutas do Hospital Municipal de Rio Verde - GO.

Roberto Dias, Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER) - Faculdade Objetivo

possui graduação em fisioterapia pelo Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (2000) , especialização em FISIOTERAPIA APLICADA A ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA pelo Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (2002) e mestrado-profissionalizante em Bioengenharia pela Universidade do Vale do Paraíba (2005) . Atualmente é Líder de fisioterapia da Unimed Rio Verde, Professor do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde, FISIOTERAPEUTA da Clínica de Fisioterapia Andrade e Ltda e COORDENADOR DE FISIOTERAPIA do INSTITUTO DE PREVIDENCIA DOS SERVIDORES DE RIO VERDE. Tem experiência na área de Fisiologia , com ênfase em Fisiologia Geral.

Rejane Maria Cruvinel Cabral, Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER) - Faculdade Objetivo

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Gama Filho, Mestrado em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasilia, Doutoranda em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é fisioterapeuta da Associação Beneficente André Luis e Professora da Faculdade Objetivo, tem experiência na área de Fisioterapia , atuando principalmente nos seguintes temas: osteoartrose, idoso , reabilitação, , hemiplegia , postura corporal, massagem, envelheimento, equilíbrio e quedas.

Downloads

Publicado

2015-01-05

Como Citar

Silva, R. C. D. da, Pires, F. M., Freitas Filho, G. A. de, Arantes, A. P. F., Dias, R., & Cabral, R. M. C. (2015). INFLUÊNCIA DA LASERTERAPIA NA DOR E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES COM FIBROMIALGIA. Revista Univap, 20(36), 5–16. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.172

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)