ANÁLISE COMPARATIVA DA INFLUÊNCIA DO TABAGISMO SOBRE A FREQUÊNCIA CARDÍACA A PRESSÃO ARTERIAL E O DUPLO PRODUTO.

Leonardo Squinello Nogueira, Criscimar Silva Maia, Nulciene Firmino de Freitas, Fernando Dutra Cabra, Rejane Maria Cruvinel Cabral, Roberto Dias, Katia Silveira Ferreira, Lya Silveira Ferreira, Renata Nascimento Silva, Wilson Alves de Mello, Getulio Antônio de Freitas Filho

Resumo


O tabagismo é um dos maiores causadores de doenças cardiovasculares. A nicotina é seu principal componente,causadora de doenças que podem levar à morte,Uma destas doenças é a Hipertensão, que aumenta conforme a alteração no sistema nervoso parassimpático SNP. O objetivo desse estudo é analisar os valores de frequência cardíaca, níveis pressóricos e duplo produto de pacientes tabagistas, não tabagistas e ex-tabagistas. Foi realizada uma pesquisa com 21 exames de holter e MAPA, em um período de um ano, avaliando a frequência cardíaca a pressão arterial e o duplo produto. O estudo analisou todos os valores de frequência cardíaca, pressão arterial sistólica e Duplo-Produto, em exames de holter e MAPA.Os valores de Duplo Produto de fumantes houve aumento de 16,33%, se comparado aos não-fumantes. Concluindo que existem alterações da frequência cardíaca pressão arterial e Duplo Produto entre pacientes fumantes, não fumantes e ex-fumantes.


Palavras-chave


Pressão arterial. Frequência cardíaca. Duplo produto.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1105

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.