ATIVIDADE OVICIDA DO PRODUTO À BASE DE D-LIMONENO VISANDO AO MANEJO DA BROCA-PEQUENA-DO-TOMATEIRO Neoleucinodes elegantalis, EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO

Alixelhe Pacheco Damascena, Débora Ferreira Melo Fragoso, Luana Viana Faria, Dirceu Pratissoli

Resumo


O objetivo deste trabalho foi verificar a eficiência de produto à base de d-limoneno visando ao manejo de Neoleucinodes elegantalis na cultura do tomateiro. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado composto por 10 repetições para cada tratamento/bioensaio.  Os parâmetros avaliados, foram submetidos a análise de variância, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. O efeito ovicida foi obtido nas concentrações de 50, 100 e 200 % do produto, e também ação de choque e ação fisiológica nas concentrações de 100 e 200%. Verificou-se então que a concentração recomendada do produto d-limoneno pelo fabricante é efetiva na atividade ovicida, na ação de choque e na ação fisiológica, auxiliando no manejo de N. elegantalis. Contudo, ao utilizar-se 122,84% da concentração recomendada pelo fabricante, o produto fornece concentração letal de 90% estatisticamente (CL90), sendo este um dado eficaz e desejado no controle de uma praga.


Palavras-chave


Eficiência; Insetos-praga; Ação de choque; Ação fisiológica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.810

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.