AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE INSETICIDA DE EXTRATOS VEGETAIS SOBRE Spodoptera eridania (CRAMER) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE)

Milena Fazolo, José Romário de Carvalho, Iana Pedro da Silva Quadros, Chansislayne Gabriela da Silva, Fernanda de Paula Roldi Vieira, Vagner Tebaldi de Queiroz, Adilson Vidal Costa, Dirceu Pratissoli

Resumo


Spodoptera eridania é uma espécie desfolhadora cuja fase larval se alimenta de várias espécies de importância econômica. Dada a grande participação do agronegócio na economia do país e compreendendo a necessidade de buscar métodos que viabilizem o controle de pragas de maneira sustentável e segura para o meio ambiente, o uso de extratos vegetais com potencial inseticida pode oferecer uma alternativa de baixo custo e de fácil produção. Sendo assim, objetivou-se com este estudo avaliar a atividade inseticida de plantas sobre a mortalidade de larvas de S. eridania. Para isto, utilizou-se extratos aquosos de fumo (N. tabacum L.), cinamomo (M. azedarach), alho (A. sativum L.), pimenta roxa (C. chinense) e erva-de-santa-maria (C. ambrosioides L.), os quais foram pulverizados sobre lagartas de segundo instar de S. eridania e sobre o alimento fornecido. O extrato de Fumo apresentou-se promissor para o controle de S. eridania, sendo necessárias novas pesquisas que possibilitem verificar concentrações que ocasionem mortalidade acima de 50%, bem como testes de fitotoxidade do extrato na planta hospedeira. 

Palavras-chave


Extratos, Inseticida, Lagarta, Spodoptera eridania.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.741

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.