AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE INSETICIDA DE EXTRATOS VEGETAIS SOBRE Spodoptera eridania (CRAMER) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.741
Abstract
Spodoptera eridania é uma espécie desfolhadora cuja fase larval se alimenta de várias espécies de importância econômica. Dada a grande participação do agronegócio na economia do país e compreendendo a necessidade de buscar métodos que viabilizem o controle de pragas de maneira sustentável e segura para o meio ambiente, o uso de extratos vegetais com potencial inseticida pode oferecer uma alternativa de baixo custo e de fácil produção. Sendo assim, objetivou-se com este estudo avaliar a atividade inseticida de plantas sobre a mortalidade de larvas de S. eridania. Para isto, utilizou-se extratos aquosos de fumo (N. tabacum L.), cinamomo (M. azedarach), alho (A. sativum L.), pimenta roxa (C. chinense) e erva-de-santa-maria (C. ambrosioides L.), os quais foram pulverizados sobre lagartas de segundo instar de S. eridania e sobre o alimento fornecido. O extrato de Fumo apresentou-se promissor para o controle de S. eridania, sendo necessárias novas pesquisas que possibilitem verificar concentrações que ocasionem mortalidade acima de 50%, bem como testes de fitotoxidade do extrato na planta hospedeira.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-01-11
How to Cite
Fazolo, M., Carvalho, J. R. de, Quadros, I. P. da S., Silva, C. G. da, Vieira, F. de P. R., Queiroz, V. T. de, Costa, A. V., & Pratissoli, D. (2017). AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE INSETICIDA DE EXTRATOS VEGETAIS SOBRE Spodoptera eridania (CRAMER) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE). Revista Univap, 22(40), 284. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.741
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.741Abstract
Spodoptera eridania é uma espécie desfolhadora cuja fase larval se alimenta de várias espécies de importância econômica. Dada a grande participação do agronegócio na economia do país e compreendendo a necessidade de buscar métodos que viabilizem o controle de pragas de maneira sustentável e segura para o meio ambiente, o uso de extratos vegetais com potencial inseticida pode oferecer uma alternativa de baixo custo e de fácil produção. Sendo assim, objetivou-se com este estudo avaliar a atividade inseticida de plantas sobre a mortalidade de larvas de S. eridania. Para isto, utilizou-se extratos aquosos de fumo (N. tabacum L.), cinamomo (M. azedarach), alho (A. sativum L.), pimenta roxa (C. chinense) e erva-de-santa-maria (C. ambrosioides L.), os quais foram pulverizados sobre lagartas de segundo instar de S. eridania e sobre o alimento fornecido. O extrato de Fumo apresentou-se promissor para o controle de S. eridania, sendo necessárias novas pesquisas que possibilitem verificar concentrações que ocasionem mortalidade acima de 50%, bem como testes de fitotoxidade do extrato na planta hospedeira.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode