EXTRATOS HEXÂNICOS DE FUMO, ALHO E PIMENTA-ROXA SOBRE FRANKLINIELLA SCHULTZEI (THYSANOPTERA: THRIPIDAE)

Vando Miossi Rondelli, Vagner Tebaldi de Queiroz, Adilson Vidal Costa, Natália Assis Guedes, Priscila Stinguel, Marcel Oliveira Tiburcio, Kharen Priscila de Oliveira Silva Salomão, Marcos Américo da Silva, Dirceu Pratissoli

Resumo


O tomateiro é uma das hortaliças mais importantes, no entanto o ataque de pragas, como o tripes, Frankliniella schultzei, pode causar prejuízos a essa cultura, principalmente por transmitir o complexo de vírus denominados de vira-cabeça do tomateiro. Contudo, os extratos de plantas podem ser uma alternativa no manejo de pragas. Assim, o objetivo foi avaliar o potencial inseticida de extratos hexânicos de fumo, alho e pimenta-roxa sobre F. schultzei. Esses extratos na concentração de 500 µg mL-1 foram testadas sobre ninfas de segundo ínstar de F. schultzei. O extrato hexânico de fumo foi o que causa maior mortalidade (28,1%). Assim, nenhum dos extratos hexânicos avaliados neste trabalho causa mortalidade satisfatória sobre ninfas de F. schultzei, na concentração de 500 µg mL-1.


Palavras-chave


Nicotiana tabacum, Allium sativum, Capsicum chinense, controle alternativo, tomateiro.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.791

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.