UTILIZAÇÃO DA FIBRA DE RÁFIA COMO ADIÇÃO EM SOLO-CIMENTO PARA PRODUÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS: UMA AVALIAÇÃO FÍSICO-MECÂNICA

Autores

  • Ádila Michele Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB
  • Marina Gomes Passos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB
  • José Humberto Teixeira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB
  • Fernanda Nepomuceno Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1457

Palavras-chave:

Construção, Solo-cimento, Fibra de Ráfia, Sustentabilidade.

Resumo

À medida que a construção civil impacta negativamente o meio ambiente, buscam-se cada vez mais soluções que viabilizem a relação desenvolvimento-sustentabilidade. Visando encontrar o material e proporção ideais para produzir solo-cimento acrescido de resíduo que seja estável, resistente e durável, diversos materiais têm sido utilizados em estudos no comportamento técnico e mecânico do composto solo-cimento. O presente trabalho baseia-se na análise do desempenho do solo-cimento incorporado com fibra de ráfia, proveniente de sacarias residuais do município de Cruz das Almas - BA. Os resultados obtidos dos ensaios de resistência à compressão axial e absorção de água por imersão, indicaram que com o aumento da quantidade de fibra, a resistência mecânica evoluiu até certo ponto, a partir do qual, voltou a reduzir, e com o aumento da proporção de resíduo, houve redução da absorção de água em razão de ter-se elevado a impermeabilidade do composto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ádila Michele Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB

Possui graduação em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2013-2016). Atualmente é Graduanda do 8º período do curso de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 

Marina Gomes Passos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2013). Ministrou aulas em escolas da rede municipal e estadual de ensino. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2010-2013). Ministrou aulas como professora auxiliar na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2014-2016). Atualmente é graduanda do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e cursa a especialização em Matemática Financeira e Estatística pela Universidade Cândido Mendes (2015-2016).

José Humberto Teixeira Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2001), mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Construções Rurais e em Saneamento Rural e Ambiência, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de suínos, galpões avícolas e biodigestores.

Fernanda Nepomuceno Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002) e mestrado em Engenharia, na área Construção Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da construção, tecnologia dos materiais de construção, gestão de processos, gestão de resíduos, perdas, execução e controle de revestimento de fachada de argamassa, planejamento e controle da produção e orçamento. Atualmente, é professora assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atuou por mais de dois anos na área de tecnologia de argamassas e concretos, sendo gerente de serviço de uma empresa de controle tecnológico de Salvador. Foi professora substituta no CEFET-SE (atual IFS), no campus de Aracaju, em 2007, onde lecionou disciplinas como Práticas das Construções, Desenho Técnico, Desenho Arquitetônico e Desenho Geométrico. Em 2009 lecionou na Universidade Católica do Salvador (UCSal) aulas práticas de Materiais de Construção II. No Senai deu aulas para a disciplina Tecnologia da Construção de Cobertura e Acabamento e Tecnologia do Concreto e da Argamassa. Foi Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da UFRB, campus Cruz das Almas, além de ministrar disciplinas relacionadas à tecnologia da construção, tais como Construção Civil I, Construção Civil II, Planejamento e Controle da produção e Segurança do trabalho.

Downloads

Publicado

2017-04-03

Como Citar

Santos, Ádila M., Passos, M. G., Santos, J. H. T., & Costa, F. N. (2017). UTILIZAÇÃO DA FIBRA DE RÁFIA COMO ADIÇÃO EM SOLO-CIMENTO PARA PRODUÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS: UMA AVALIAÇÃO FÍSICO-MECÂNICA. Revista Univap, 22(40), 702. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1457