AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS FRUTOS DE FUNCHO (Foeniculum vulgare Mill.) UTILIZADOS NO PREPARO DE CHÁS
Resumo
A espécie Foeniculum vulgare Mill. conhecida popularmente como funcho ou falsa erva-doce, apresenta óleos essenciais em sua composição, onde está contido o princípio ativo que caracteriza a ação estomática, diurética, carminativa, anti-inflamatória, bactericida e espasmolítica da planta. Por esses efeitos, pelo seu fácil acesso à população e pelo baixo custo, foi verificado que seu consumo vem aumentando significativamente entre a população e, diante disso, observa-se a necessidade de intensificar a fiscalização quanto ao controle da qualidade desses chás, objetivando maior segurança no uso e maior garantia dos efeitos desejados. A qualidade de amostras de funcho, comercializadas na cidade de São José dos Campos, foi avaliada por determinação de material estranho, determinação do teor de óleos essenciais, determinação de umidade e cinzas totais, além da análise das informações contidas nos rótulos. Para esses testes, foram adquiridas 5 marcas comerciais diferentes da erva, comercializadas em diferentes estabelecimentos da cidade. Parte das amostras analisadas estava em desacordo com a legislação vigente e com a Farmacopéia Brasileira 5ª Ed., destacando as falhas quanto ao controle de qualidade desses produtos em todos os aspectos analisados.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v19i33.112
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
A Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, resenhas e revisão de literatura nas diversas áreas do conhecimento científico, sempre a critério de sua Comissão Editorial e de acordo com o formato dos artigos publicados.
<Notas para trabalhos de revisão de literatura>
Recomenda-se que atendam aos requisitos:
- domínio sobre o tema abordado; base para o avanço do conhecimento na área de foco; finalidade de explicar com clareza o tema; respeitar aspectos básicos de construção: relevância e interesse; servir de base para descobrir lacunas e resolvê-las em modelo conceitual propondo encaminhamento de hipóteses ou proposições; focar na teoria e não somente em resultados; incluir nova pesquisa de referências mais recentes; não citar somente o que outros trabalhos fizeram anteriormente.
Itens dessa sessão não receberão DOI e não serão incluídos para indexação da revista.
- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP
- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL
O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap.
Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:
O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.