ANÁLISES QUANTITATIVAS DA QUALIDADE DA ÁGUA DAS LAGOAS DE MINERAÇÃO LOCALIZADAS NAS PROPRIEDADES DA UNIVAP PARA MONITORAMENTO E CONTROLE DE PROCESSO DE DEGRADAÇÃO/RECUPERAÇÃO DESTAS ÁREAS
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1277Palavras-chave:
Lagoa de mineração, análises ambientais, qualidade da água, análises físico-químicas, análises de metais.Resumo
Preservar o meio ambiente e usá-lo de forma sustentável deve ser uma grande preocupação de uma nação responsável. O exercício da educação ambiental e a recuperação de áreas degradadas se faz necessário para a qualidade da vida do planeta no presente e para garantir a sobrevivência das futuras gerações. O objetivo deste trabalho foi demonstrar um estudo sobre o atual estado de recuperação de uma das lagoas de uma área degrada pela extração de área feita no passado na Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP – através de visitas de campo, com análises físico-químicas da água dessa lagoa utilizada para prática de esportes e ajuda na recuperação de pacientes em reabilitação motora, conhecida como uma das cavas de areia e resultantes da mineração do local. No trabalho foi realizada a coleta de amostras, análises da qualidade da água e a observação se a natureza interferiu positivamente para a recuperação da área afetada, utilizando parâmetros físico-químicos, juntamente com as análises e equipamentos de laboratório. Os resultados dos parâmetros analisados indicam a boa qualidade da água e que estão de acordo com o estabelecido para águas de classe II, segundo a resolução do CONAMA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode